Estão abertas as inscrições para o 11º Conic-Semesp Congresso Nacional de Iniciação Científica, destinado a estudantes de graduação de instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores. O Congresso, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), visa identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade.

Os projetos deverão ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias: Concluído ou Em andamento. Os trabalhos passarão por avaliações, conduzindo à pré-seleção e seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos. No ano passado, o evento recebeu mais de 1.400 inscrições.

Este ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageia a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, o Conic-Semesp é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Inscrições: As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pelo Portal do Semesp: http://semesp1.tempsite.ws/portal/conic2011_index.php, até o dia 26 de agosto.

Prêmios

Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído e Em andamento; e, dentre os premiados na categoria Concluído, haverá um prêmio especial para o trabalho que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social.

Os trabalhos premiados cujo autor ou coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão os prêmios acrescidos de 50% do valor, conforme as regras do Regulamento. Esse critério não incide sobre o prêmio especial. Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior.

Além dos prêmios, será expedido um certificado para todos os autores, coautores e orientadores dos projetos apresentados.

Informações mais detalhadas sobre o Conic-Semesp e a premiação podem ser obtidas no Semesp (www.semesp.org.br) e contatos com a organização podem ser feitos através do e-mail: conic@semesp.org.br

11º Conic-Semesp
Data das apresentações: 18 e 19 de novembro de 2011