A Universidade Santa Cecília (Unisanta) doará alimentos não perecíveis arrecadados no Trote Solidário para as famílias desalojadas no incêndio na favela México 70, em São Vicente. O lixo eletrônico será dado ao Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Fundação Settaport, como já aconteceu em anos anteriores.  A entrega do Troféu Solidário à turma que teve maior participação será realizada na próxima segunda-feira (24/2), às 11h30, no Consistório da Universidade, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 277.
A arrecadação termina no próximo dia 21 de fevereiro e deve ser entregue na Central de Informações da Unisanta.
Além da arredação de alimentos, outra proposta do Trote Solidário e Ecológico da Unisanta é conscientizar os universitários sobre a importância da doação de sangue e da ampliação do Cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, além da necessidade de se dar um destino adequado a pilhas e outros materiais eletrônicos descartados indevidamente no meio ambiente.  Os interessados podem formar grupos para doar sangue no Hemonúcleo de Santos, Rua Oswaldo Cruz, 197, das 7 às 17h.
O objetivo é aproximar calouros e veteranos, com a participação ativa dos Diretórios e Centros Acadêmicos, marcando a ideia de responsabilidade social e ambiental, substituindo o trote original.
Trote ecológico – Consta de ações como limpeza de microlixo nas praias e arrecadação de lixo eletrônico como equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Estes materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, intoxicar e matar de maneira lenta, por efeito cumulativo, os seres humanos, a flora e a fauna e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico.
Prêmio – O curso que tiver o maior número de participantes receberá o Troféu Solidário, além de reportagem para o Programa Espaço Unisanta da TV Santa Cecília.