Fotos Juliana Kucharuk

slide

Após cumprimentar toda a equipe que participou do Troféu Maria Lenk, o Pró-Reitor da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, Marcelo Teixeira. solicitou aos atletas e a seus técnicos que permaneçam no caminho traçado, de manter seus vínculos e comprometimento com o esporte, suas famílias e com a educação.

“Várias marcas foram superadas, independentemente da idade do nadador, outros não conseguiram se superar mas ajudaram o coletivo”, disse Marcelo Teixeira.

Marcelo e a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, destacaram a característica da equipe ceciliana, de ser “diferenciada”. “Vocês estão fazendo história, com a trajetória de cada um. Este é o melhor modelo, o de se unir educação ao esporte”, acrescentou Lúcia.

”Temos agora outras metas e ambições, somos ousados”, salientou Marcelo. Nós ainda mantemos o clima de uma competição, temos uma vivência muito grande no esporte. O que eu notei muito nesta equipe, foi em termos de determinação e superação. Não foi à toa que nós alcançamos, no último dia das provas, uma virada histórica, porque até então vínhamos na quinta colocação. No último dia, principalmente com a entrega desses atletas, conseguimos o quarto lugar.”

Em termos comparativos, Marcelo apontou “uma diferença enorme, em termos de investimentos, entre os quatro primeiros colocados. Alguns estão trazendo atletas estrangeiros.’

Marcelo e Lúcia destacaram importância de se valorizar as atuação de todos os atletas e de seus técnicos. Não só aos que alcançaram o pódio, mas todos, pelo espírito de equipe.

Novos desafios

Poliana Okimoto ficou satisfeita com seu desempenho. “São provas bem mais curtas das que estou acostumada a fazer, mas fiquei super satisfeita as de 800 e 500 metros que eu consegui ganhar.” Mencionou a prova dos 5 quilômetros, apesar de ser um teste ainda, e a prova dos 400 metros livres, pela qual conseguiu subir no pódio. “Então, meus objetivos principais eu cumpri.”

“A gente sabia, durante o treinamento, que eu não iria estar tão bem para a competição pois estamos focando o circuito mundial de maratonas aquáticas. Estou no meio do treinamento da temporada. É difícil fazer as duas coisas juntas, mas graças a Deus eu consegui vencer”. Sua próxima competição será no final de junho, em Portugal, pelo circuito mundial.

Matheus Santana gostou de sua atuação. “Eu nadei bem fácil na eliminatória, na final eu nadei um pouco mais trabalhado na parcial também. E eu gostei dos meus tempos nas outras provas. O último dia foi o grande destaque, consegui bater o recorde mundial, consegui baixar dos 49seg, na final consegui bater em segundo. A gente tentou dar o máximo para ganhar o bronze no revezamento do 4X100 medley, só que escapou um pouco. Fora isso, foi sensacional. “
Agora, ele vai para os Jogos Olímpicos da Juventude, voltando de lá, para o Troféu José Finkel, e essas são as duas principais do resto do ano.

Para o técnico Marcio Latuf, o resultado foi o esperado, estávamos no TOP 5 e, no último instante, voltamos para o quarto lugar “A natação tem um investimento muito bom do Dr. Marcelo Teixeira, contando de 2008 para cá, crescemos de cinco ou seis medalhas para 17”, afirmou.

O nadador Luís Rogério Arapiraca também se referiu à superação do último dia. “Fomos com tudo para conquistar as medalhas. “A Unisanta tem evoluído, conquistamos 17 medalhas e queremos um desempenho ainda melhor no Finkel”.

Vitor Colonese ficou feliz com o bronze nos 100 m da Meia Maratona. “Foi a primeira medalha no Maria Lenk, a sensação foi muito boa, o resultado excelente para mim. “. Ele já está se preparando para o Finkel e o Open.

O jovem Felipe Ribeiro se referiu a sua satisfação de nadar com os grandes atletas do Santa, mais velhos. “Sempre busco mais experiência nos campeonatos em que eu vou.”

Ele não baixou os tempos pois está “mais focado em campeonatos de sua idade internacionais”. Seu próximo compromisso é tentar uma vaga para a Olimpíada da Juventude.
Medalhas

A renovação da equipe integra as ações da Unisanta voltadas ao Projeto Olímpico 2016 / 2020 e aos principais campeonatos nacionais e internacionais. A Unisanta ganhou no Maria Lenk seis ouros, cinco pratas e oito bronzes, totalizando 19 medalhas, sendo três na Meia Maratona Aquática.

Foram estas as medalhas:

OURO

– Poliana Okimoto – 1500m livre
– Poliana Okimoto – 800m livre
– Julia Sebastian – 200m peito
– Julia Sebastian – 100m peito
– Arapiraca – 5km da Meia Maratona Aquática
– Poliana Okimoto – 5km da Meia Maratona Aquática

PRATA

– Matheus Santana – 100m livre (quebrou o Recorde Mundial Júnior e garantiu vaga p/ o Pan Pacífico. Fez o 7º melhor tempo do mundo neste ano)
– Nicholas Santos – 50m borboleta
– Marina Nascimento – 200m costas
– Julia Sebastian – 50m peito
– Matheus Santana, Felipe Ribeiro, Vinicius Waked e Thiago Sickert – Revezamento 4×200 metros livre

BRONZE

– Poliana Okimoto – 400m livre
– Fernanda Carobino – 400m medley
– Nicholas Santos – 50m livre
– Tales Cerdeira – 200m peito
– Arapiraca – 1500m nado livre
– Victor Colonese – 5km da Meia Maratona Aquática
– Matheus Santana, Nicholas Santos, Vinicius Waked e Thiago Sickert – Revezamento 4×100 metros livre​​​
– Matheus Santana, Nicholas Santos, Vinicius Waked e Thiago Sickert – Revezamento 4×50 metros livre