Aluno de Administração, o ciclista Gideoni dos Santos está entre os integrantes da equipe. O atleta representará o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016

Mantendo a filosofia da educação aliada ao esporte, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) passou a ser a mais nova parceira da equipe de ciclismo Memorial-Santos/Fupes. Os atletas foram apresentados nesta terça-feira (29), em evento realizado na instituição e que contou com a presença da alta direção da Unisanta e de autoridades da Baixada Santista.

Gideoni Monteiro é o principal destaque da equipe de ciclismo da região. Com vaga garantida nas Olimpíadas Rio 2016, o atleta se mostrou muito satisfeito em ter ajudado o País a alcançar a vaga olímpica na modalidade. A última participação brasileira no ciclismo de pista em olimpíadas foi em 1992, em Barcelona.

“Depois de 24 anos o Brasil volta ao ciclismo de pista nas Olimpíadas. Estou muito feliz de poder fazer parte dessa história. Demorou muito para chegar até aqui e agora vou continuar trabalhando duro para que nas Olimpíadas eu tenha um bom resultado”, disse o atleta, que conquistou a vaga durante o Mundial da categoria, em Londres, na Inglaterra.

Os estudos também fazem parte da vida do ciclista. Aluno do curso de Administração da Unisanta, Gideoni pretende investir também na educação. “Gosto muito de estudar, estou sempre lendo alguma coisa. Vou aproveitar o apoio da Universidade Santa Cecília para terminar minha faculdade e aproveitar essa oportunidade nos estudos e usufruí-la da melhor maneira”, afirmou.

O atleta conquistou o bronze (omnium) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, o 4º lugar (omnium) nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, foi campeão (perseguição individual) pan-americanos (12), bicampeão pan-americano sub-23 (08 e 11) e campeão (omnium) brasileiro (14).

Outros valores  – Além de Gideoni, também possuem expressivos resultados Rafael Andriato, que regressou à equipe após oito anos como profissional na Itália; Armando Camargo e Endrigo Pereira, que, ao lado do Gideoni, estiveram nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

No feminino, destaque para Ana Paula Polegatch, vice-campeã Mundial Militar na prova de contrarrelógio individual, na Coreia, em 2015, e Camila Coelho, campeã da prova Ciclística 9 de Julho. Além delas, Valquíria Pardial, Silvia da Silva, Wellyda Rodrigues e Thayná Araújo de Lima (aluna de Educação Física) embarcam nesta quarta-feira (30) para o México, onde disputarão a Volta do México. As meninas continuam na luta e ainda têm chances de conquistar as vagas olímpicas no feminino.

“É um orgulho e uma honra celebrar essa parceria que representa a união de duas forças da cidade que apoiam o desenvolvimento e os talentos da região. Não só para fortificar o ciclismo, mas também pelo apoio educacional. O fato de sabermos que grande parte da equipe já estava envolvida como alunos do Santa Cecilia, no Colégio e na Universidade, facilitou ainda mais a parceria”, explicou o pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira.

O presidente da Fundação Pró-Esporte, Paulo Miyashiro, também prestigiou o evento e falou sobre a importância de se unir o esporte e a educação. “A vida de atleta passa muito rápido e é preciso se preparar para o póscarreira esportiva. Grandes -empresários da região, como o Marcelo Teixeira e o Pepe Astut fazem a diferença no esporte e na vida das pessoas. Nessa parceria, quem ganha é o esporte e a Prefeitura de Santos”, afirmou.

“Conseguir essa parceria com a Universidade Santa Cecília, referência no ensino, é maravilhoso para nós, uma grande conquista. Temos certeza que vamos colher frutos ainda maiores e melhores do que já estávamos colhendo”, afirmou o diretor do Grupo Memorial, Flávio Amante.

Além de Gideoni e Thayná, a Unisanta apoia a equipe da base a elite. Entre os alunos atletas, estão Caio Santana (Odontologia), João Gabriel Lisboa (Odontologia), Isabela Luz (Direito), Luanna Lavelli (Biologia Marinha), Renata Silva Lopes (Direito), além de Lucas Sobrinho, estudante do Colégio Santa Cecília.

Próximos passos – Além do evento mais esperado do ano, as Olimpíadas Rio 2016, a equipe também participará do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo na Venezuela, da Volta do México, da Volta da Costa Rica, da Volta do Rio Grande do Sul, da Volta de Santa Catarina, do Tour do Rio e Copa América de Ciclismo.