Fisioterapia obteve 4, superior à média nacional

A Universidade Santa Cecília acaba de receber ótimas avaliações:  a maior nota no Enade entre as instituições particulares  de ensino da Baixada (desempenho de alunos), conceito 4 no recredenciamento como Universidade,  e nota 3 no Índice Geral de Cursos  (IGC).

Essas notas (escala de 1 a 5) confirmam e até superam resultados anteriores, de excelência de ensino da Instituição. O desempenho do Enade foi atribuído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aos cursos avaliados em 2010. A Fisioterapia da Unisanta alcançou conceito 4  em todos os itens avaliados, nota superior à média nacional.  Participaram ainda do último Enade os cursos de Odontologia, Educação Física e Farmácia, todos com nota 3.

No ranking da região, a Unisanta ficou 19 pontos acima da segunda colocação, 59 pontos acima da terceira e 83 a mais que a quarta instituição, entre as particulares.

Confira o resultado da Unisanta no Enade nas duas últimas avaliações (2009 e 2010):

Enade               CPC (ambos escala de 1 a 5)

Fisioterapia                4                     4

Administração           4                     4

Ciências Contábeis   4                     4

Jornalismo                 4                     3

Publicidade               3                     3

Direito                       3                     3

Educação Física       3                     3

Odontologia             3                     3

Farmácia                 3                     3

RECREDENCIAMENTO :  4

Em outro tipo de avaliação pelo MEC, no recredenciamento da instituição como um todo, a Unisanta recebeu nota 4. São avaliados dez itens: corpo docente, PDI institucional, responsabilidade social, graduação e pós-graduação, corpo técnico e administrativo, organização e gestão institucional, infraestrutura física, planejamento e avaliações institucionais, atendimento a discentes e sustentabilidade financeira.

O IGC (nota 3) leva em conta o Enade,  o IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado e o CPC – Conceito Preliminar do Curso. Fisioterapia obteve 4 no item CPC,  enquanto Farmácia, Educação Física e Odontologia conquistaram nota 3 no mesmo quesito.

Ainda entre as últimas avaliações, Ciência da Computação obteve 3 na renovação do reconhecimento e Logística, 4, no reconhecimento.

Em 2008, as Faculdades de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo e o curso de Matemática da Unisanta alcançaram notas acima da média nacional (conceito 4).

Fisioterapia: maior carga horária do Brasil

Para o Diretor da Faculdade de Fisioterapia de Unisanta, Ivan Cheida Faria, esse resultado é consequência de todo o trabalho realizado em parceria com professores e alunos. Cheida lembrou ainda que o Curso da Unisanta possui a maior carga horária de formação do Brasil, além de priorizar o treinamento prático com a supervisão docente.

“Oferecemos estágios práticos desde o primeiro ano, além de ser a única a oferecer dois anos de estágios clínicos, hospitalares e ambulatoriais (4º e 5º ano), e isso faz toda a diferença na preparação do profissional para o mercado de trabalho”. A Fisioterapia Unisanta possui um dos maiores índices de aprovação em concursos públicos e em pós-graduação em diversos países como: Itália, E.U.A, Espanha, Inglaterra, Portugal e Suiça.

Enquanto o Enade leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação,  o CPC leva em conta o Indicador com mais variáveis: analisa a formação dos alunos e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino.

Outros indicadores de qualidade

Em outras avaliações, de reconhecimento nacional, os Cursos da Unisanta também estão entre os melhores do País. Os cursos de Pedagogia, Administração e Direito da Unisanta receberam quatro estrelas do Guia do Estudante – Editora Abril, edição 2011/2012.

Os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Biológicas – Biologia Marinha, Educação Física e Esporte, Engenharia Civil, Publicidade e Propaganda e Fisioterapia receberam três estrelas do Guia. Participam da avaliação cursos superiores de instituições públicas e particulares de todo o Brasil.

Essa não é a primeira vez que o Guia do Estudante concede estrelas aos cursos da Unisanta. Já foram premiados em edições anteriores os cursos de: Administração – 3 estrelas (2007, 2009 e 2010); Biologia Marinha – 3 estrelas (2007, 2008, 2009 e 2010); Direito – 3 estrelas (2009 e 2010); Educação Física e Esporte – 3 estrelas (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010); Engenharia Civil – 3 estrelas (2009 e 2010); Engenharia Química – 3 estrelas (2006, 2008, 2009 e 2010); Farmácia – 3 estrelas (2009 e 2010); Fisioterapia – 4 estrelas (2009) e 3 estrelas (2004, 2005, 2006, 2008 e 2010); Jornalismo – 4 estrelas (2008) e 3 estrelas (2007, 2009 e 2010); Pedagogia – 4 estrelas (2010) e 3 estrelas (2007, 2008 e 2009); Publicidade – 3 estrelas (2007, 2008 e 2009).

Sinaes / MEC – Esses e os demais cursos da Unisanta estão com conceitos Muito Bom, pelo Sistema de Avaliação do MEC (Sinaes), em vigor no País.