A programação completa do evento pode ser conferida no site:  https://hackathon.unisanta.br/

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza, no dia 9/11, o II Hackathon Unisanta sobre Cidades Criativas. A maratona aberta tem como objetivo estimular os estudantes de graduação da Unisanta e de outras instituições de ensino superior a criar soluções digitais para o desenvolvimento de Santos.

O evento é aberto ao público e será realizado das 13h às 20h. Além do Hackathon, serão promovidas uma roda de conversa, palestras, workshops e oficinas a cargo de profissionais da área sobre economia criativa.

A programação antecipa os debates sobre o tema que estará em pauta em Santos, no mês de junho de 2020, quando Santos  será sede do Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

II Hackathon Unisanta – A maratona aberta envolverá alunos de diversos cursos de graduação da Unisanta e de outras instituições. A competição ocorrerá das 14h às 17h, no Ginásio Laerte Gonçalves da Unisanta.

“O Hackathon será uma maratona destinada exclusivamente a associar a tecnologia para contribuir com a economia sustentável na cidade de Santos, podendo abordar desde problemas de desenvolvimento urbano, até promover oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a docente do curso de Engenharia de Computação e Eletrônica da Unisanta, Sabrina Martinez.

Os estudantes serão divididos em grupos e contarão com o auxílio de mentores nas áreas de economia criativa e tecnologia. “Os profissionais discutirão com os grupos desde o complexo urbano, atividades culturais e de infraestrutura social, a fim de contribuir com uma maior fluidez na economia, bem como propor soluções para ajudar na revitalização da cidade e auxiliar na escolha da tecnologia para que a proposta seja possível de ser implantada”, afirma a professora.

Ao final do evento, será realizada uma cerimônia para mostrar os pitchs (apresentação verbal) do Hackathon e uma banca avaliadora decidirá qual a melhor solução proposta. Entre os critérios de avaliação estão: impacto social, inovação, viabilidade técnica e potencial de empreender.

Vila Criativa Unisanta – Outras atividades culturais serão promovidas, das 14h às 17h, em paralelo ao Hackathon. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Inscrições devem ser feitas pelo formulário do evento.

Cidades Criativas também será o tema da palestra de abertura do evento, às 13h, a cargo da diretora executiva e presidente do LAB 4D, Laboratório de Inovação de Impacto, Denise Covas Borges. A palestrante é gestora cultural e corporativa, colunista sócio-cultural do jornal Boqnews há 10 anos e possui vários artigos publicados sobre marketing, cultura e economia criativa. É graduada em Relações Públicas com MBA em Marketing. A palestra será realizada no Auditório do Bloco E.

Os jovens envolvidos na Cidade Criativa será o assunto da Roda de Conversa a ser realizada das 14h às 16h, no Auditório do Bloco E da instituição. Entre os participantes estão: o diretor do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, André Falchi Bueno, a consultora de Negócios do Sebrae-SP, Patrícia Ovalle e a docente do Mestrado em Direito da Saúde da Unisanta, Profa. Dra. Patrícia Gorisch. O editor-chefe de Jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Gustavo Klein, será o mediador da conversa.

A programação conta ainda com outras atividades como a palestra Primeiros passos no mundo cosplay e como esse universo criativo movimenta a economia, a cargo dos alunos da Unisanta, Luiza Cariani e Aguinaldo Junior, a partir das 16h, no mesmo local.

O Laboratório de Inovação Tecnológica da Unisanta (InovFabLab) realizará, das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E, uma exposição com a Recicladora de filamentos plásticos para impressora 3D. O coordenador do laboratório, o engenheiro Sérgio Schina, o aluno de Engenharia Elétrica, Gabriel Nacano e Ricardo Steger Giangiulio apresentarão uma máquina que reutiliza materiais plásticos descartados.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da instituição realizará a montagem de um Mini Parklet, um espaço de convivência com a utilização de pallets (estrado de madeira ou metal). A oficina será realizada das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E.

O Cineclube Lanterna Mágica fará uma Sessão Imersiva de Cinema em comemoração aos seus 20 anos. Os participantes poderão experimentar as possibilidades sensoriais do cinema, com narrativas imersivas a partir de filmes, gastronomia e jogos de tabuleiro, das 14h às 17h30, no Cineclube – 5º andar do Bloco E.

Ainda na área de Cinema, haverá a exposição Engenharia do Cinema, com o tema Sucesso além de Santos, das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E. Ex-aluno de Engenharia da Computação, Gabriel Fernandes mostrará ao público projetos que englobam cinema, televisão e serviços de streaming que fizeram sucesso pelo mundo e nasceram em Santos e na Baixada Santista.

A Mosh Escola de Arte realizará a modelagem de um torso ao vivo do Homem Morcego. O professor e sócio da escola, Caio Barbosa, falará sobre a modelagem tradicional e seus nichos. A atividade será realizada das 14h às 17h30, no pátio do Bloco E.