Congresso Brasileiro de Iniciação Científica continua nesta sexta (25)

141

O evento reúne mais de dois mil estudantes brasileiros e colombianos na Unisanta. Desde sua primeira edição, o Cobric já recebeu cerca de 5 mil resumos.

Com a participação de mais de dois mil estudantes de todas as regiões do País e também da Colômbia, a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), continua nesta sexta-feira (25) à tarde e à noite.

Durante a abertura oficial, na noite de quinta-feira(24), a alta direção da Universidade saudou os expositores e relembrou contribuição da Unisanta na área de pesquisa e inovação. A Universidade Santa Cecília está em nono lugar no País em Inovação, entre as particulares, e na primeira posição entre as universidades da região.

Um diferencial deste ano foi a participação de estudantes colombianos, que foram selecionados entre os melhores trabalhos científicos da Colômbia. “Também destacamos nesta edição, a internacionalização do Congresso que conta com a participação de 55 alunos colombianos de iniciação científica que apresentarão seus trabalhos na língua espanhola”, afirma a Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, coordenadora geral do COBRIC.

ICAM / França – Outro destaque foi a visita do pesquisador Paul Eric Doussou, do ICAM – Institut Catholique D’arts et Métiers, tradicional escola de Engenharia francesa do século 19, conhecida por sua alta tecnologia e conhecimento aplicado. O encontro visa a possibilidade de projetos futuros na área de transportes. Na oportunidade, além de conhecer os trabalhos do Cobric, ele visitou o InovFabLab, o Laboratório de Operações Unitárias e o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas.

Sobre o Cobric – Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o encontro tem como objetivos despertar a vocação dos estudantes de ensino superior e médio na área da pesquisa, estimular a produção científica, exercitar a inter e a transdisciplinaridade, além de articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os melhores trabalhos de cada área do conhecimento serão contemplados com o prêmio “Dr. Milton Teixeira”. Além disso, serão convidados a publicar os estudos nos periódicos: Unisanta BioScience, Unisanta Humanitas, Unisanta Law and Social Science, Unisanta Science and Technology, Unisanta Health Science e Revista Ceciliana on-line.

A Coordenação-Geral do Cobric fica a cargo dos professores: Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, Dra. Sheila de Melo Borges, além de Daniel Garcia Pajaro.

Programação desta sexta-feira (25/10) – tarde e noite.
18h30 às 20h – Exposição de trabalhos de Ciências Sociais e Ciências Humanas
20h30 às 22h – Exposição de trabalhos de EaD