O curso de Ciências Contábeis da Unisanta conquistou a maior nota do Brasil no Enade. Os alunos também vêm se destacando todos os anos nos Exames de Suficiência exigidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, (CFC), com 100% de aprovação, mesmo antes de formados, enquanto a média nacional é de 35%.

A turma de 2018 de estudantes e docentes do curso presencial de Ciências Contábeis da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que obteve a nota máxima (5) no ENADE/MEC, foi homenageada na manhã deste sábado (23/11). Na oportunidade, eles receberam certificados de honra ao mérito e tiveram seus nomes registrados em uma placa que ficará exposta no pátio do Bloco M.

Para o coordenador do curso, Prof. Marcelo Monteiro Perez, a experiência do corpo docente, a união e o comprometimento da turma foram fundamentais para a conquista do resultado. “Quando concebido, o objetivo era montar um curso muito diferente do que existia na região e brigar com os melhores cursos do País. A essência do curso são os nossos professores. Procuramos buscar os melhores docentes da região e muitas vezes de fora. Esse corpo docente está formado, temos atraído alunos com talento e damos essa oportunidade dos estudantes conviver com professores muitos diferentes. Essa fórmula tem dado certo e espero que continue”, disse Perez.

Julio Simões Junior, diretor do Curso de Ciências Contábeis da Unisanta, atribui a nota 5 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), à característica principal dos que procuram fazer esse Curso: são alunos muito focados, que têm conhecimento prévio da matéria e fazem o curso superior para se aprofundar. “Foi a segunda vez que esse curso tira a nota máxima do ENADE. Uma em 2015 e outra em 2018”, afirmou (essa avaliação do desempenho dos alunos é trienal).

Os alunos também reconheceram que o esforço coletivo fez toda a diferença na preparação dos alunos. “Sentimos que esse esforço veio desde a direção, a coordenação e o corpo docente. Sentimos em cada aula a preocupação e o carinho que todos tiveram conosco, para que pudéssemos estar aqui hoje. Isso reforça os resultados já obtidos em 2015 e mostra que vocês (professores) sabem o que estão fazendo, e fazendo muito bem”, afirmou ex-aluno Victor Pedroso de Macedo.

Essa homenagem já ocorreu com a turma de 2015, também pela nota máxima conquista pelo curso no ENADE 2017.

Exames de suficiência e notas do MEC

Outro destaque do curso de Ciências Contábeis da Unisanta é que a média de aprovação dos alunos no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mesmo fazendo a prova antes de formados, tem sido de 100%, enquanto a média nacional é de 35%.

O curso oferece outros diferenciais. Tem alcançado a nota máxima (5) no IDD, Indicador de Diferença do Desempenho, atribuída pelo MEC, e que mostra o quanto a faculdade acrescentou aos alunos. Nessas avaliações são considerados ainda os dados sobre o corpo docente, infraestrutura e práticas pedagógicas do curso analisado.

Também vem se destacando desde sua criação, inclusive pela nota máxima (5), de uma escala de O a 5, no Conceito Preliminar de Curso do MEC. O diretor do curso é o Prof. Me. Julio Simões Junior e o coordenador, o Prof. Dr. Marcelo Monteiro Perez.

Homenageados:

ALUNOS

Adylla Pereira do Nascimento; Alex Tenório Felix; Alice Catharina da Silva e Souza; Allana Pereira de Carvalho; Ana Carolina dos Santos Carraca; Brenda Gomes de Camargo; Felipe Fernandes de Vasconcelos; Gustavo Menezes de Santana; Katia Sayuri Shinzato; Leilane Sayuri Dias Une; Pedro Henrique Tenório Campos; Renata do Carmo Santana; Roberta Santos de Jesus Silva; Saionara dos Reis Santos; Thais Mineiro Salgues; Victor Nogueira; Monteiro de Araújo; Victor Pedroso de Macedo.

PROFESSORES

Adriano Salles; Alfredo Izar;Aline Mariane Dias; André Felipe de Carvalho Sanchez; Ambrósio Bispo de Almeida Neto; Carlos Roberto de Oliveira; Carlos Roberto Esperança de Souza; Célio Henrique Cotrim Moliterno; Clara Versiani dos Anjos Prado; Cláudio Ferreira de Carvalho; Cláudio Francisco de Almeida.  Cristina Gottardi Van Opstal Nascimento; Danilo de Oliveira. Fábio Emmerich de Souza Mossini; Inês Esteves Martins; João Carlos Silva; José Antonio Evangelista; José Arnaldo Bonifácio (em memória); Julia Antonieta Simões Felgar (em memória); Marcelo Vallejo Marsaioli; Marcos Mazza; Maria Cristina Pereira Matos;Nilton Rogério Marcondes;Ronaldo Valente Garibaldi; Rubia Patrício Sbrama; Sergio Antonio Loureiro Escuder; Vandré Cabral Bezerra; Vitor Lemela e Viviam Ester de Souza.

Outros cursos no ENADE

Obtiveram nota 4 (escala de 1 a 5) no ENADE: Administração presencial, e os cursos em EAD em Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Outros cursos também foram aprovados no ENADE na avaliação de 2018, com nota 3: Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade (presencial), Design de Interiores (tecnólogo) e os em EAD de Gestão Financeira, Logística e  Processos Gerenciais.

Os demais cursos não foram avaliados em 2018 pelo ENADE.