A  Unisanta tem se destacado em promover a criatividade e a sustentabilidade,  o que lhe valeu o convite para integrar a rede de Impacto Acadêmico das Nações Unidas – Unai- United Nations Academic Impact. São apenas 32 universidades brasileiras admitidas. E segundo  o ranking da Folha de São Paulo – RUF 2019, é a nona universidade do País em inovação entre as particulares.

Na próxima terça-feira (26/11), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) assina protocolo de intenções com a prefeitura de Santos, para atividades conjuntas visando a economia criativa. O documento cita a Hackathon, maratona de desafios sobre projetos criativos, o Mapa do Cinema Afetivo (projeto do LabCine – Unisanta e da produtora Ricci Filmes)  e  o projeto Colaboração nas Vilas Criativas. A solenidade será às 9 horas, na Sala de Atos da Universidade.

O objetivo é o desenvolvimento do Empreendedorismo Social.  O Protocolo busca  “ampliar a construção de uma base de ações, eventos e informações que possibilitem direcionar e fomentar políticas para o setor e que possam contribuir para solidificar os esforços de integração econômica”.  Pretende “promover a formação e o aperfeiçoamento das empresas e dos empresários, além de estimular o desenvolvimento de pesquisa e extensão na área econômica e social”.

Essa é mais uma iniciativa da Universidade e da Prefeitura de Santos  preparatória ao Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas, que será realizado em junho de 2020.

A Unisanta vem se destacando em várias atividades para promover a Economia Criativa. Em 09  de novembro último, foi realizado o II Hackathon Unisanta, maratona com o objetivo de estimular estudantes de graduação a criar soluções digitais para o desenvolvimento de Santos.   Além da maratona entre os universitários, o público também pôde participar de palestras, rodas de conversas, workshops e oficinas.

Criatividade e sustentabilidade

Segundo teóricos, a Economia Criativa é o conjunto de atividades econômicas relacionadas à produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários. O conceito é do professor inglês  John Howkins, em seu livro The Creative Economy, que  se referiu  como criativas “as atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico”. São processos que envolvem a criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”.

A Economia Criativa abrange quatro áreas: consumo, mídias, cultura e tecnologia. Os movimentos e tendências da inovação e da criatividade buscam também a sustentabilidade nos negócios e no consumo.

Unisantas: destaque em Inovação

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está em primeiro lugar na Baixada Santista em matéria de qualidade de ensino, em todos os quesitos analisados por um ranking nacional (RUF 2019), considerando instituições regionais sem outras sedes na Capital, interior e/ou em outros estados brasileiros. Ocupa o 9º lugar no País em inovação, entre as particulares. Seu Laboratório de Inovação Tecnológica (InovFabLab), entre outros, convivem com seu ensino humanístico, o que lhe valeu um convite para integrar a rede de Impacto Acadêmico das Nações Unidas – Unai- United Nations Academic Impact. São apenas 32 universidades brasileiras admitidas na UNAI.