Fonte: Santaportal

Os alunos do 1º ano curso de Administração da Unisanta receberam o troféu do desafio Trote Solidário Ecológico, na manhã desta segunda-feira (24), pela arrecadação de 80 quilos de alimentos, lixo eletrônico, e o cumprimento de outras ações previstas na campanha, como a doação de sangue e a limpeza de microlixo nas praias. Ao todo, a universidade arrecadou meia tonelada de donativos, entre alimentos e lixo eletrônico, como estabilizadores, ‘no brakes’, placas de computadores e pilhas.

Os alimentos serão enviados ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, e destinados às famílias desabrigadas, vítimas da tragédia no México 70. O lixo eletrônico será encaminhado ao Settaport, que mantém um projeto de reciclagem destes materiais e através disso, realiza cursos de inclusão digital.

O aluno de Administração, Carlos Eduardo de Souza Queiróz, explicou que a estratégia do grupo para vencer a competição teve tudo a ver com o que eles estão aprendendo na faculdade. “Organizamos-nos. Arrecadamos dinheiro e nos dividimos em tarefas, como ir ao supermercado e comprar os alimentos, ou angariar voluntários para a doação de sangue. Gerenciamos todo o processo”, comentou.

A presidente da Universidade Santa Cecília, Lúcia Teixeira Furlani, destacou o empenho dos alunos. “Os vencedores do primeiro Trote Solidário eram do curso de Administração, em 1997. Agora, eles voltaram a vencer e de uma forma bastante criativa e organizada”, disse.

O pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília, Marcelo Teixeira falou sobre a importância do Trote Solidário Ecológico. “Foi uma forma de tornar positiva a palavra ‘trote’. Promovendo a integração entre os alunos — calouros e veteranos, e também com a sociedade de uma forma geral, contribuindo com as questões sociais”.

Para a reitora da Universidade Santa Cecília, Silvia Ângela Teixeira Penteado, a participação de alunos em uma campanha como esta auxilia na formação profissional. “Além de conhecimentos específicos da profissão, um bom profissional precisa ter valores como solidariedade e o espírito de colaboração”, enfatizou.

A chefe do departamento do FSS de São Vicente, Carmen Simeão, agradeceu os donativos. Ela explicou que atualmente existem 37 famílias desabrigadas, que estão alojadas no Ginásio do Sambaiatuba. “Estas pessoas tem uma série de necessidades e alimentos são essenciais. A colaboração é muito bem-vinda”, disse.

Já o supervisor do Centro de Reciclagem do Settaport, Francisco Antonio Nogueira da Silva, falou sobre a importância da destinação correta do lixo eletrônico. “Estes materiais contêm substancias que podem contaminar o meio ambiente e em hipótese nenhuma devem ser descartados no lixo doméstico”, disse.

Segundo ele, as peças de computadores arrecadadas vão contribuir com o trabalho de inclusão digital, desenvolvido pelo sindicato. Em dois anos, a iniciativa já formou 500 alunos, de 10 a 80 anos de idade. Os interessados em conhecer o projeto podem entrar em contato pelo telefone (13) 3221-2546.

Trote Solidário Trote Trote Trote