Foto Satiro Sodre/SSPress

A maratonista do ano, eleita pela Federação Internacional de Natação (FINA) e Prêmio Brasil Olímpico 2013 do Comitê Olímpico Brasileiro, é da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Aos 30 anos, a nadadora Poliana Okimoto retorna à Instituição e integra a equipe de reforços da Natação Unisanta para as próximas temporadas e competições, entre elas, as Olimpíadas Rio 2016.

“Estou superfeliz de voltar a Santos. É uma cidade que sempre me acolheu, e eu morro de saudades. Estou contente de poder representar a Unisanta nas Maratonas Aquáticas e nas competições em piscina”, afirmou Poliana.

De acordo com a atleta, a importância e o cuidado que a Unisanta tem com as Maratonas fez a diferença em sua escolha pela Instituição. “Um dos principais fatores que me fizeram voltar são os olhos que a Unisanta e o Marcelo Teixeira têm para as Maratonas Aquáticas. Outros clubes priorizam só a natação em piscina. A Unisanta me traz boas recordações”.

Com um currículo vitorioso, Poliana é campeã mundial de Maratonas Aquáticas, na prova olímpica dos 10km. Conquistou ainda a prata nos 5km e o bronze na prova por equipes no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, e ajudou o País a faturar o título inédito de campeão mundial da modalidade em 2013. Poliana foi a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na história da competição.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, repetiu o resultado de 2007 e conquistou a prata na prova de 10 km. Em 2009, no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roma, na Itália, conquistou o bronze na prova de 5km e fez história na natação como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na história da competição.

Em piscina, nada as provas de 1500m e 800m livre. É a atual recordista brasileira dos 1500m livre. Integrou a equipe da Unisanta em 2003.

Neste ano, a expectativa de Poliana é manter-se bem no ranking do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas. Na estreia da Copa do Mundo, conquistou o ouro na etapa de Viedma, na Argentina, a primeira das sete provas do circuito internacional da FINA em 10 km, deste ano.

A atleta também participará de campeonatos em piscina representando a Natação Unisanta. Segundo Poliana, “as Olimpíadas são um objetivo a longo prazo. Ainda não tem nenhum atleta brasileiro garantido. Os atletas terão que se superar e se motivar para as seletivas da competição que acontecem em 2015”.

Para Marcelo Teixeira, presidente da Associação Santa Cecília, “o bom filho a casa torna, Poliana é um exemplo de dedicação e profissionalismo, sendo uma referência na natação mundial. Com a sua vinda, reforçaremos ainda mais e muito bem o nosso Projeto Olímpico visando as competições internacionais”.

Técnico e marido de Poliana, Ricardo Cintra compartilha da mesma satisfação de retornar à Unisanta. “Moramos aqui por quase dez anos. Fui nadador e conheci a Poliana na Unisanta. Começamos a namorar aqui. É um prazer e um orgulho muito grande. A Unisanta é a única no Brasil que incentiva a Maratona Aquática. Estamos felizes em voltar para a família Unisanta”.

Ainda segundo Cintra, a medalha olímpica é a única que falta para Poliana, e eles vão lutar para que isso aconteça.

Para o técnico da Unisanta, Márcio Latuf, a contratação da Poliana servirá de exemplo para os atletas mais novos. “Ter na equipe uma campeã mundial vai espelhar a garotada da base e mostrar que a Unisanta é uma grande formadora e investidora na natação. Ela é uma mulher compenetrada, com objetivos traçados e sempre se dedicou ao máximo”.

Referência – Maior potência esportiva universitária do País, a Unisanta é apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, chegando a ser comparada às grandes instituições de ensino norte-americanas, pelo seu arrojo, estrutura e desempenho nas piscinas e em águas abertas.

Em águas abertas, destacou-se com o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, que se tornou a Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi. Patrocinado pela Universidade Santa Cecília, e com chancela da FINA, o evento integrou o Circuito Mundial de Águas Abertas, os 10km Marathon Swimming World Cup Fina  e as comemorações do aniversário da cidade de Santos. Considerada referência em termos de organização e, sobretudo, segurança, teve início em setembro de 2005 e despontou como alavanca propulsora das maratonas no Brasil.

Projeto Olímpico – O Complexo Educacional Santa Cecília foi escolhido para ser uma das instalações desportivas aptas a receber atletas olímpicos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 (COB). Este reconhecimento aconteceu graças ao Projeto Olímpico da Universidade, visando contribuir para este importante momento que o País está vivendo.

A infraestrutura de ponta da Unisanta também foi um dos itens aprovadas pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica, além das Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício.