Na quinta-feira (20/2), alunos de diversas Faculdades da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram do workshop “Transformar seus sonhos em empresas” do Projeto Butterfly, uma iniciativa com origem na Itália.

O projeto foi apresentado aos alunos pelo PhD em Technology and Production System, da University “Federico II”, em Naples (Itália), Enzo Troncone. A palestra teve como objetivo apresentar o Projeto Butterfly, que nasceu na Itália para transformar o desenvolvimento de teorias, ideias e projetos de pesquisa em projetos de negócio.

Durante o workshop,  foram explicadas as ferramentas básicas para o desenvolvimento de uma ideia em uma empresa, as exigências dos investidores e as oportunidades oferecidas pelo “Butterfly“.  No final, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer empresários e pesquisadores italianos via Skype.

O objetivo final da oficina é de fornecer ferramentas e network, a fim de estabelecer um grupo de empreendedorismo dentro da Unisanta, mantendo contato com a rede internacional do Projeto Butterfly.

“Existem ideias que permanecem no fundo da consciência de cada um de nós, como lagartas inconscientes … Inconscientes que podem se tornar projetos viáveis: bonitos e perfeitos como esplêndidas borboletas…”, explica o palestrante Troncone.

Cronograma das atividades do workshop:

1° Hora – Projeto Butterfly, Network internacional para desenvolver projetos globais! Introdução pessoal e suas ideias.

2° Hora – O que é um modelo de negócio e como se desenvolve e se gerencia? Business Plan: como é estruturado e o que procuram os investidores. A importância de comunicação em um processo de inovação.

3°Hora – Project Work – Experiência dos empresários italianos (via skype) – Nessa fase o aluno poderá apresentar suas ideias e propor um projeto.

Workshop workshop 2