Foto Satiro Sodre/SSPress

Poliana Okimoto, um dos novos reforços da equipe de Natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será apresentada à Imprensa, nesta quarta-feira (26), às 11h, no Consistório da Instituição, Rua Oswaldo Cruz, 277. Na oportunidade também serão anunciados o novo Departamento Multidisciplinar da Natação, trabalho pioneiro entre entidades, além dos novos atletas contratados para as próximas temporadas e competições futuras, entre elas, as Olimpíadas Rio 2016.

Outros integrantes de destaque da natação Unisanta, como os nadadores Nicholas Santos; Tales Cerdeira; Matheus Santana, Luiz Rogério Arapiraca e Felipe Ribeiro estarão presentes para prestigiar e recepcionar a nova componente da equipe ceciliana.

A nadadora – Maratonista do ano eleita pela Federação Internacional de Natação (FINA) e Prêmio Brasil Olímpico 2013 do Comitê Olímpico Brasileiro, Poliana retorna à equipe da Natação Unisanta, após 11 anos. Com um currículo vitorioso, a atleta é campeã mundial de Maratonas Aquáticas, na prova olímpica dos 10km. Conquistou ainda a prata nos 5km e o bronze na prova por equipes no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, e ajudou o País a faturar o título inédito de campeão mundial da modalidade em 2013.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, repetiu o resultado de 2007 e conquistou a prata na prova dos 10 km. Em 2009, no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roma, na Itália, conquistou o bronze na prova dos 5km e deixou um marco na natação como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na história da competição. Em piscina, nada as provas de 1500m e 800m livre. É a atual recordista brasileira dos 1500m livre.

“Um dos principais fatores que me fizeram voltar são os olhos que a Unisanta e o Marcelo Teixeira têm para as Maratonas Aquáticas. Outros clubes priorizam só a natação em piscina. A Unisanta me traz boas recordações”, afirmou a nadadora.

Neste ano, a expectativa de Poliana é manter-se bem no ranking do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas. Na estreia da Copa do Mundo, deste ano, conquistou o ouro na etapa de Viedma, na Argentina, a primeira das sete provas do circuito internacional da FINA em 10 km.

Mais reforços – Com o objetivo de ampliar as conquistas e preparar atletas brasileiros, desde as equipes de base até os de alto rendimento, para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a Unisanta investiu na contratação de outros sete atletas importantes em suas categorias. São eles:

Marina de Oliveira Nascimento (Júnior 2), finalista do Troféu Maria Lenk e José Finkel e campeã brasileira nos 100 e 200 metros costas.

Mila Esquerdo Araújo (Júnior 2), medalhista nos campeonatos Brasileiros Júnior e  finalista nos Absolutos. Especialidades: estilos livre e costas.

Rafael Luiz Governo Souza (Júnior 2), finalista nos campeonatos Brasileiros Júnior.  Especialidade: estilo livre.

Matheus de Freitas Misquito (Júnior 2), finalista nos campeonatos Brasileiros Júnior.  Especialidade: estilo peito.

Bernando Gonzalez Valentim (Júnior 2), finalista nos campeonatos Brasileiros Júnior.  Especialidades: estilos livre e borboleta.

Yago Rodrigues  (Júnior 2), finalista nos campeonatos Brasileiros Júnior.  Especialidade:  estilo livre.

Pedro Ponzio Franceschi (Sênior), finalista nos Absolutos e destaca-se como excelente pontuador. Especialidade: estilo costas.

Thiago Magevski Sickert (Sênior), campeão brasileiro (2012) em provas de revezamento.

Departamento Multidisciplinar – A equipe de Natação da Unisanta contará com o apoio específico do novo Departamento, composto pelo médico Lucas Caceli; a nutricionista Salônica Nogueira; os psicólogos Henrique Carpegiani e Luara Lobo e de um fisioterapeuta. Os profissionais desenvolverão um trabalho dirigido aos atletas da modalidade, pioneiro entre entidades de Natação.

A Comissão Técnica da Unisanta é composta pela coordenadora Rosa do Carmo José e pelos treinadores: Márcio Latuf, Gerson Pazian, Alexandre Paes Barreto dos Santos; Profa. Maressa Nogueira, Ricardo Kojima, Murilo Silva, Leonil Maceió, Leila Correia e Claudio Paz.

Referência – Maior potência esportiva universitária do País, a Unisanta é apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, chegando a ser comparada às grandes instituições de ensino norte-americanas, pelo seu arrojo, estrutura e desempenho nas piscinas e em águas abertas.

Projeto Olímpico – O Complexo Educacional Santa Cecília foi escolhido para ser uma das instalações desportivas aptas a receber atletas olímpicos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 (COB). Este reconhecimento aconteceu graças ao Projeto Olímpico da Universidade, visando contribuir para este importante momento que o País está vivendo.

A infraestrutura de ponta da Unisanta também foi um dos itens aprovadas pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica, além das Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício.