Neorama

Foto: Raimundo Rosa

Fonte: www.santos.sp.gov.br

Alunos da Unisanta ganham o 1º lugar pelo segundo ano consecutivo.Neorama

Da necessidade surgiu uma ideia inovadora. Foi assim, meio por acaso, que a jovem Eloísa pensou numa invenção para melhorar a situação de sua avó. Com a perda gradativa dos movimentos dos membros, a idosa estava acamada, situação que dificultava um banho adequado. Junto com seus colegas de faculdade, estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Eloísa desenvolveu o BanhArt, projeto vencedor na categoria ensino superior do Neorama, uma iniciativa voltada ao incentivo da cultura empreendedora entre jovens.

O objetivo do BanhArt é o bem-estar de pacientes e atender à demanda de enfermeiros e cuidadores. Trata-se de um colchão especial ligado a dois tanques. Um enche o colchão com água na temperatura desejada e, o outro, recebe a água que escoa por um ralo, mantendo a temperatura ideal durante todo o banho.

“Além da questão prática de manusear o aparelho, a vantagem é que a água mantém a temperatura, ao contrário do que ocorre em um banho convencional para acamados. Além disso, aprimoramos a ideia ouvindo profissionais da área da saúde”, conta Hiago Moreira, que desenvolveu o projeto ao lado de Thaís Bernardi, Eloísa Costa de Sá, Juliana Duarte, e Thiago Sanches, sob orientação do professor José Morila.

Outros trabalhos – Mais dois trabalhos desenvolvidos por alunos da Universidade foram finalistas do Neorama 2014. Transporte de Alimentos Aquecidos – Tecnologia Peltier foi o título do trabalho desenvolvido pelos estudantes Claudia Tognetti, Helcio Filho, Marcos Silva, Omayra Silva e Paulo Soares, com orientação do Prof. Carlos Alberto Amaral Moino, coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

O rendimento energético foi o tema do estudo Posicionador Automático para Concentradores Solares Cilíndricos Parabólicos, a cargo dos alunos Denildo Silva de Souza, Jorge Carlos Cardoso, Leonardo Pratali Rojas, Lucas Baia Santos, Nesio Antunes de Carvalho Netto e Vinicius Peixoto Pinto Skurtinski. O Prof. Alexandre Shozo Onuki foi o orientador do projeto.

Edição 2013 – No ano passado, o primeiro lugar foi atribuído ao trabalho Sensor de Nível para Deficientes Visuais, elaborado pelos alunos Bruno Fernandes Defeu, Diego Martin Cuesta e Murilo Affonso Prando. O grupo fez um estudo sobre um equipamento que pode ser acoplado a qualquer tipo de recipiente de armazenamento de líquidos, tais como copos e jarras, que detecta o nível de preenchimento de líquido, para deficientes visuais.

O segundo lugar foi para o trabalho Dispositivo para Realizar Massagem Cardíaca, desenvolvido pelos estudantes André Luiz Diegues Marcelino dos Santos, Anselmo Ferreira Costa Delcaro, Guilherme Fontes de Almeida, Marcelo Penco Filho, Odilon Batista Pedroso Filho e Yuri de Matos Villarinhos, orientados pelo Prof. Ms. Carlos Alberto Amaral Moino.