PolianaBrasileiros conquistam três medalhas em Cancun

A atual campeã mundial de Maratonas Aquáticas, Poliana Okimoto, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conquistou a prata na segunda etapa da Copa do Mundo  –  Circuito Mundial FINA, que aconteceu neste sábado (5), na playa del Carmen, em Cancun (México).  O pódio teve outra brasileira, Ana Marcela, que ficou com o bronze.

Disputada na distância olímpica de 10 quilômetros, a prova de Cancun reuniu medalhistas mundiais como Angela Maurer (ALE), Martina Grimaldi (ITA), Thomas Lurz (ALE), Christian Reichert (ALE), Charles Peterson (EUA), Alexander Meyer (EUA) e Richard Wenberger, e as medalhistas pan-americanas Eva Fabian (EUA) e Christina Jennings (EUA), entre outros.

“Estou muito contente porque a prova foi muito complicada, a mais difícil da minha vida. Como venho da piscina, tenho muita dificuldade em nadar quando o mar está com marolas. Havia muitas. Mas, mesmo assim, superei bem as adversidades e consegui me manter junto com as líderes durante toda a prova. Briguei pelas primeiras posições até o fim e cheguei a dar um sprint final que poderia ter me dado o título. Infelizmente, nos últimos metros veio uma onda forte e embolou todo mundo, beneficiando um pouco as outras meninas, mas não posso ficar chateada com o segundo lugar. Estou muito contente porque as dificuldades foram grandes e nos apresentamos muito bem”, disse Poliana.

A atleta da Unisanta segue na liderança com 38 pontos. “O principal objetivo sempre é ganhar, mas não tem como ficar sempre em primeiro. Estamos felizes porque a nossa prioridade é ir bem em todas as etapas e somar o maior número de pontos possíveis. Após as duas primeiras, sigo na liderança do ranking e o mais importante é terminar o ano na frente. Ainda falta muito e teremos bastante trabalho pela frente”, afirmou Poliana.

No masculino, o brasileiro Diogo Villarinho ficou com o bronze, seguido de Allan do Carmo. Lucas Cortini foi o sétimo e Samuel de Bona ficou na décima primeira posição.

Na primeira etapa deste ano, em Viedma, na Argentina, realizada em fevereiro, as brasileiras Poliana Okimoto e Ana Marcela, conquistaram a primeira dobradinha da temporada para o Brasil, com o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Próximas etapas da Copa do Mundo 10km 2014

Setúbal – Portugal – 28 de junho

Lac St Jean – Canadá – 24 de julho

Lac Magog – Canadá – 31 de julho

Lac Megantic – Canadá – 9 de agosto

Hangzhou – China – 12 de outubro

Hong Kong – 18 de outubro