É quase impossível sair da palestra do jovem escritor e jornalista Eduardo Lyra com a mesma visão de futuro de antes. De forma inovadora, o Baixada Tech 2012 – maior evento de tecnologia da Baixada Santista, realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), contou com uma palestra sobre empreendedorismo, com fins motivacionais.

Entre diversos assuntos específicos da área de Tecnologia da Informação, um tema despertou a atenção dos participantes: Gerando Falcões.

Eduardo Lyra, autor dos livros Dialogando com Lideranças e  Jovens Falcões, falou sobre sua experiência acadêmica e profissional, tirando constantes aplausos dos atentos expectadores, em sua maioria jovens profissionais e universitários. “Todo mundo pode ser tão grande quanto quiser na vida”, disse enfaticamente Lyra, com base nas histórias contidas em seu segundo livro – Jovens Falcões -, que mostra 14 jovens brasileiros “que deixaram a pobreza extrema, deram a volta por cima e agora estão ajudando a mudar o Brasil e o mundo para melhor”. A publicação ganhará, em breve, nova versão com prefácio de Marcelo Tas e contracapa de Nizan Guanaes.

Mas Lyra não falou apenas do que ouviu de seus entrevistados. Sua própria vida é exemplo de superação. Até 7 anos de idade ele morou em favela e não esquece do envolvimento do pai com as drogas. Convicto em suas palavras, Lyra revelou que “embora tenha morado na favela nunca deixei a favela entrar dentro de mim”.

Quando era estudante de Jornalismo, percebeu que, através de sua profissão, poderia desenvolver ações que contribuíssem para mudar a realidade de muitas comunidades brasileiras e até de outros países.

A carreira como autor surgiu do seu trabalho de conclusão de curso (TCC). No livro-reportagem “Dialogando com Lideranças” (2010), mesmo título do TCC, Lyra teve a oportunidade de entrevistar personalidades como Oscar Niemayer, Fernando Collor de Mello e  Fernando Morais, entre outros. Os desafios e aventuras pelos quais passou para entrevistar algumas dessas personalidades foram relatados por ele durante a palestra na Unisanta.

“Vendi tudo o que tinha para fazer meu primeiro livro. Fiz loucuras e deu certo”, comentou. Com uma oratória digna de experientes preletores, Lyra deixa evidente a vontade de vencer e alcançar sempre novos patamares. A origem humilde e sofrida não o impediu de sonhar e desenvolver projetos como o Geração de Valor, que já alcançou mais de um milhão de jovens no Youtoube.

Ele já conquistou outros resultados expressivos como a marca de quase sete mil jovens impactados em palestras todas as semanas e mais de 40 mil jovens atingidos quinzenalmente nas redes sociais. “Todo mundo pode. Não importa de onde eles vêm e sim para aonde eles querem ir”.

Empreendedorismo – Ao falar sobre o valor de arriscar sempre e nunca desistir de um sonho, o jovem jornalista procurou transmitir à plateia a importância de ser um empreendedor criativo e persistente. Ele ressaltou ainda a necessidade de o futuro profissional da área de Tecnologia de Informação “tomar gosto pelo desafio e não desistir de uma nova ideia”.

Disse mais aos futuros profissionais: “nunca parem de tentar, mesmo diante de um fracasso. Aquele que insiste, cria e inova, com certeza terá êxito em seu projeto”.

Mencionando os importantes eventos que o País sediará nos próximos anos, Lyra falou sobre as grandes oportunidades profissionais que se colocarão à frente dos recém-formados. “Há uma expectativa muito grande sobre o jovem brasileiro, que é considerado o povo mais criativo da Terra. O mundo quer o Brasil, pois temos um diferencial. Somos inovadores e uma nação calorosa e receptiva”.

Em suas viagens por todo o País, Lyra constatou que “o jovem da periferia faz coisas incríveis, mas ele não enxerga valor nisso”. Por isso, acrescentou, “não se comporte como um avestruz. Não se acomode. A pista de voo só funciona para quem quer voar”.

Para quem deseja ser um empreendedor de sucesso, ele dá uma orientação. “É preciso sonhar e pensar fora da caixa (segundo ele, um formato convencional, para aonde tudo mundo caminha, o óbvio).

“O empreendedor pode eliminar a miséria na vida das pessoas”. Na opinião dele, o fortalecimento do empreendedor traz como resultado a geração de postos de trabalho e o avanço do País. “Dar emprego é resgatar a dignidade das pessoas”.

Em relação ao êxito obtido precocemente em sua carreira profissional, Lyra é enfático ao dizer que não existem fórmulas para o sucesso, assim como não existe sucesso sem trabalho. “Não se pode facilitar demais as coisas para um jovem, pois isso o impede de se tornar um líder”.

Eduardo Lyra é autor do projeto social Gerando Falcões, que visa formar novos líderes para mudar o mundo independente de sua condição social. Foi considerado repórter revelação pelo Instituto Itaú Cultural e convidado pelo Fórum Econômico Mundial para integrar o grupo Global Shapers Community, em São Paulo, que propaga projetos de impacto social.

Para Dinart Azevedo, um dos idealizadores do evento, a presença de Eduardo Lyra no Baixada Tech 2012 foi um grande diferencial da programação. “Seria muito vazio falar somente sobre tecnologia. Nosso desejo era mostrar aos futuros profissionais que eles podiam tornar reais os seus sonhos. Muitos escondem seu potencial e nada melhor que o depoimento de Eduardo Lyra para causar impacto nessa área”.

Sobre o Baixada Tech – Trata-se do maior evento de Tecnologia da região, no qual são mostradas as últimas novidades nas áreas de software e hardware. No programa há palestras e minicursos conduzidos por especialistas da área, por meio de parceiros importantes como a Microsoft. A promoção é do Diretório Acadêmico do Curso de Ciência da Computação/Sistemas da Informação da Unisanta. O Baixada Tech 2012 foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro.