Claudia_Busto (3)Marcelo Teixeira, Pró-Reitor da Unisanta, falou na entrevista coletiva sobre os atletas e as reformas na Unisanta visando aperfeiçoar o que já existe, para  treinos de equipes estrangeiras aos próximos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de Nicholas Santos e Matheus Santana, praticamente certezas de boas participações nas próximas grandes competições mundiais, o técnico Márcio Latuf, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), aposta suas fichas em mais quatro nadadores da equipe para as Olimpíadas de 2016: Lucas Salatta, Tales Cerdeira, Fernanda Carobino e Victor Colonese.

Esses atletas foram alguns dos principais destaques da Unisanta no último Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, em Guaratinguetá, onde a equipe da Unisanta conquistou várias medalhas, permanecendo no TOP 5 do País e no primeiro lugar entre as instituições de ensino participantes.

Matheus Santana e Nicholas foram as atrações principais da entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (9/9) na Universidade, mas tanto Márcio Latuf como o Pró-Reitor da Unisanta, Marcelo Teixeira, fizeram questão de elogiar toda a equipe, as comissões técnica, disciplinar e demais profissionais envolvidos no departamento de natação.

Os holofotes se concentraram em Nicholas – índice no Finkel para o 12º Mundial de Piscina Curta em Doha (Catar), de 3 a 7 de dezembro, e em Matheus Santana, ouro nos 100m livre e recorde nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, China. Os dois despontam como nomes mundiais, em duas gerações, também por terem batido marcas de Cesar Cielo em algumas provas

Nicholas: ídolo de Matheus

“Nicholas é meu ídolo: ele nos ensina como lidar com a pressão, com o nervosismo, é maduro, é completo”, afirmou Matheus Santana aos jornalistas presentes. “A vivência que Nicholas tem, fora a experiência, faz com que ele possa lidar com qualquer tipo de pressão em competições. É um nadador muito inteligente”.

E Nicholas devolveu os elogios: “Não sei onde Matheus vai conseguir chegar. Bateu tempos do Cesar [Cielo]. É um dos grandes atletas que temos, e tem apenas 18 anos. Se eu tivesse que apostar em um atleta nos 100m, seria no Matheus. Como todos os atletas, ele tem muito o que melhorar, mas sua evolução tem sido muito grande”.

“Estou passando a Matheus ‘toques´ que eu não tive ”, completou Nicholas Santos. Lembrou que passou por três épocas em que foram grande destaques Gustavo Borges e Fernando Scherer, o Xuxa. A grande virada na natação brasileira começou quando Cesar Cielo conquistou sua primeira medalha mundial.   Cielo foi um “divisor de águas” e abriu portas para as novas gerações, conforme Nicholas e Latuf.

Atual campeão mundial de piscina curta na modalidade, Nicholas Santos venceu no Finkel a prova com o tempo de 22s43. Cielo ficou com a prata (22s46) e Glauber Silva, do Iate Clube, levou o bronze (22s88).

Algumas das perguntas dos jornalistas nesta terça-feira se concentraram na superação de Santana quanto a sua diabetes. O atleta garantiu: sua saúde está 100%, doença controlada, não há nada o que se preocupar. O nadador está confiante quanto as suas próximas provas. “Toda estrutura que um atleta precisa está aqui na Unisanta. Realizei um sonho meu, que era ganhar uma medalha olímpica, graças a todo trabalho aqui realizado”.

IMG_0681Outros valores e jogos olímpicos

Ao abrir a coletiva, Marcelo Teixeira lembrou que já é uma tradição homenagear os atletas da Unisanta após grandes competições. “O Santa tem convênio com instituições argentinas desde a década de 70 e, por isso, possui atletas desse país representando nossa instituição em competições. Estamos hoje com duas nadadoras argentinas, atletas da Andrea Berrino e Julia Sebastian”, declarou Teixeira, ao ser indagado sobre as vitórias dessas nadadoras no último Finkel, representando a Unisanta.

Tales Cerdeira e Lucas Salatta, “que teve um compromisso no Exército e hoje não está aqui”, são dois nadadores da Unisanta que têm possibilidades de estarem no Rio 2016, segundo Lafut e Teixeira. Victor Colonese também deverá participar nas provas de 10km do Mundial. “Também aposto minhas fichas na Fernanda Carobino, uma atleta que está em constante evolução”, afirmou o técnico.

Investimentos para os Jogos Olímpicos

Os investimentos da Unisanta para as competições internacionais de natação foram temas de perguntas   dos jornalistas a Marcelo Teixeira. “Temos investido muito em material humano e infraestrutura. Fomos pioneiros, há 15 anos, em inaugurar a piscina olímpica aquecida com a cobertura retrátil, respondeu o Pró-Reitor”.

“Agora, estamos alterando o sistema de aquecimento por um mais moderno, novamente pioneiro, com um sistema a gás, visando sempre o meio ambiente, adequando a estrutura aos projetos olímpicos de 2016 e 2020”. São reformas para os próximos três meses, e outros trabalhos se seguirão.

As delegações da Itália e do Japão deverão treinar na Unisanta, em períodos diferentes, e outros países também se interessaram também pelas piscinas, quadras esportivas, salas de musculação, de ginástica e clínicas da Universidade.

Além dos investimentos que resultam em conquistas, o modo de treinar das equipes brasileiras mudou muito, para melhor, explicou o treinador Márcio Latuf. “No passado, eram o técnico, a piscina e o nadador. Agora existe um aparato. São mais profissionais se dedicando, intercâmbios internacionais. Tudo isso ajuda na evolução dos clubes. Em competições internacionais, a seleção brasileira de natação vem sendo muito elogiada, por suas conquistas, informou o técnico.

Próximos passos

Os atletas do Santa prosseguem nos preparativos visando as próximas provas. “Consegui dois índices no Finkel e meu objetivo a curto prazo é treinar duro para o Mundial de Doha, no Catar, em dezembro”, explica Nicholas Santos. Nas eliminatórias da manhã do dia 2/9, Nicholas Santos conquistou o índice e carimbou sua participação na seleção brasileira que irá ao 12º Mundial em Piscina Curta, em Doha (Catar), de 3 a 7 de dezembro. Ele fez o tempo de 50s60 nos 100m borboleta. Nas finais disputadas à tarde, Nicholas levou a medalha de bronze ao terminar a prova em 51s50.

Para Fernanda Carobino, que conquistou uma prata nos 400m medley, no último Finkel, o foco agora é no Open, tentar baixar seu tempo tanto nos 400m como nos 200m. “Hoje, meu tempo nos 400m é de 4m42s70, e nos 200m, 2m14s77. Estou focada na quebra desses dois, no nado peito e também em índices que podem aparecer pela frente”.

Tales Cerdeira não tem dúvidas de que vai melhorar suas marcas nas próximas competições, inicialmente no Open, em dezembro, que vale como uma seletiva para o próximo mundial de 2016.

Estiveram presentes na coletiva a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira e a reitora, Sílvia Teixeira Penteado. Elas destacaram o trabalho dos educadores da Instituição, “um centro de excelência” que busca formar integralmente o aluno como ser humano, apoiando-o em todos os sentidos, reconhecendo seus valores.

O Brasileiro Absoluto de Natação – 43º Troféu José Finkel aconteceu entre os dias 1 a 6 de setembro, no Parque Aquático Itaguará Country Club, em Guaratinguetá/SP. O campeonato foi válido como seletiva para o 12º Mundial em Piscina Curta em Doha, Catar, em dezembro.

Livia_Gomes Claudia_Busto (1)