Nestes seis dias de competição a Unisanta conquistou três ouros, duas pratas e oito bronzes, com direito à quebra de recorde Sul-Americano e três índices conquistados para a disputa do 12º Mundial em Piscina Curta, em Doha (Catar)

slide

A argentina e atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Andréa Berrino, fez o último dia do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel ficar ainda mais dourado. A nadadora conquistou a medalha de ouro na prova dos 200m costas, com o tempo de 2m08s01. Com o segundo melhor tempo ficou a Natália de Luccas, do Corinthias, nadando em 2m09s18 e em terceiro lugar ficou a Florência Perotti, do Grêmio Náutico União, com 2m11s77.

A equipe masculina da Unisanta disputou a última prova do campeonato e trouxe o bronze no revezamento 4X100m medley. Os atletas Thiago Sickert, Lucas Salatta, Tales Cerdeira e Nicholas Santos, que defendem a Universidade, completaram as quatro modalidades peito, costas, borboleta e livre em 3m31s73. Nesta prova ficou com o ouro a equipe do Pinheiros, com 3m28s07 e a prata foi para a equipe do Minas, que chegou em 3m30s38.

Com esses resultados a Unisanta mais uma vez firma sua colocação entre as melhores da natação do Brasil e a única equipe universitária a ficar no TOP FIVE da natação brasileira. No Troféu José Finkel a equipe santista fechou com 945.50 pontos e na quinta colocação. O primeiro lugar ficou para a equipe do Minas Tênis Clube, em segundo ficou o Clube Atlético Pinheiros, em terceiro o Corinthians e em quarto lugar ficou o Sesi-SP.

Resumo do campeonato – No primeiro dia do Troféu José Finkel, a Unisanta conquistou a medalha de prata nos 100m costas com Andréa Berrino e bronze nos 100m medley com Thiago Sickert (prova sem pontuação).

Nas eliminatórias da manhã do dia 2/9, Nicholas Santos conquistou o índice e carimbou sua participação na seleção brasileira que irá ao 12º Mundial em Piscina Curta, em Doha (Catar), de 3 a 7 de dezembro. Ele fez o tempo de 50s60 nos 100m borboleta. Nas finais disputadas à tarde, Nicholas levou a medalha de bronze ao terminar a prova em 51s50.

O recorde Sul-Americano nos 200m peito em piscina curta (25m) foi batido por Julia Sebastian, argentina que nada pela Unisanta e que já possuía o recorde Sul-Americano da mesma prova em piscina longa. Julia ganhou ouro com 2m22s32. As outras duas medalhas no segundo dia do campeonato foram para Tales Cerdeira, que conquistou bronze nos 200m peito, e Luiz Rogério Arapiraca, também bronze, nos 1500m livre, com o tempo de 15m03s91.

No terceiro dia de competições do Campeonato (3/9), o destaque da equipe de natação da Unisanta foi a nadadora Fernanda Carobino. A atleta conquistou a medalha de prata pelo Brasil, na prova de 400m Medley como o tempo de 4m42s79. Os melhores tempos da prova foram das estrangeiras Samantha Arevalos, do Fluminense, com 4m39s20, e Florência Perotti, do Grêmio Náutico União, que completou a prova em 4m39s82. A atleta do Pinheiros, Gabriele Roncatto, fez o melhor tempo do Brasil com a marca de 4m42s18. E o bronze brasileiro ficou com a nadadora do Corinthians, Gabriela Mello.

Na quarta-feira foi o dia do atleta Lucas Salatta carimbar seu passaporte para o Mundial, no Catar. Com o tempo 1m53s75, Salatta nadou abaixou do índice do mundial e assegurou uma das duas vagas dos 200m borboleta. O nadador da Unisanta foi prata na prova durante o quarto dia do campeonato, atrás apenas de Leonardo de Deus (1m53s11).
Além de Salatta, subiram ao pódio na quarta etapa do Finkel pela equipe do Santa Julia Sebastian (1m07s24), nos 100m peito e Andrea Berrino (28s22), nos 50m costas, ambas com medalha de bronze.

O quinto dia de competição no Finkel foi marcado pelo duelo de gigantes nos 50m borboleta. Cesar Cielo do Minas, ficou três centésimos atrás de Nicholas Santos, atleta da equipe da Unisanta. Ele conquistou a medalha de ouro, fez o melhor tempo do mundo na prova este ano e ainda garantiu uma das vagas para o Mundial de Piscina Curta, em dezembro, no Catar.

Atual campeão mundial de piscina curta na modalidade, Nicholas Santos venceu a prova com o tempo de 22s43. Cielo ficou com a prata (22s46) e Glauber Silva, do Iate Clube, levou o bronze (22s88).

Ainda na sexta-feira, a equipe santista conquistou bronze no revezamento 4x100m livre masculino, que contou com Nicholas Santos, Matheus Santana, Vinícius Waked e Thiago Sickert. A Unisanta fechou com o tempo de 3m12, em segundo ficou o quarteto do Pinheiros (3m9s22) e em primeiro lugar, a equipe do Minas, que fechou o revezamento com Cesar Cielo (3m08s24).

O Brasileiro Absoluto de Natação – 43º Troféu José Finkel aconteceu entre os dias 1 a 6 de setembro, no Parque Aquático Itaguará Country Club, em Guaratinguetá/SP. O campeonato foi válido como seletiva para o 12º Mundial em Piscina Curta em Doha, Catar, em dezembro.