Clima nervoso no debate proposto pela Universidade Santa Cecília, com os quatro candidatos a prefeito de São Vicente nas eleições de 7 de outubro, que aconteceu nesta segunda-feira, 17/9, pela Santa Cecília TV. Participaram do encontro Caio França (PSB), Luís Cláudio Bili (PP), Newton Dinamarco (PSOL) e Tuca Barbosa (PPL).

Sobre Educação, o candidato Bili disse: “O Município recebe mais de R$ 128 milhões para o setor, e está há mais de 10 anos sem construir uma escola. Temos o desafio de valorizar os profissionais, não apenas os professores mas todos os funcionários, até mesmo as diretoras, que são pressionadas a colocar adesivo do candidato da atual gestão em seus veículos, com medo de perder seus cargos”.

Sobre o Desenvolvimento Econômico de São Vicente, o candidato Dinamarco ressaltou: “Vamos aumentar ainda mais o comércio na Cidade, por meio de incentivo à criação de estabelecimentos nos bairros da periferia, dando condições às pessoas dessa área para que consigam abrir seus negócios, além de gerar mais empregos”.

Sobre Saúde, o candidato Tuca disse: “Vamos criar novos hospitais na Cidade, principalemnte na área continental. Vamos abrir concursos também para contratar novos médicos, principalmente no setor de Pediatria”.
Sobre Mobilidade Urbana, Caio França disse: “São Vicente é uma Cidade que fica no meio da região metropolitana, e pessoas de Praia Grande e Cubatão, por exemplo, passam por nossa Cidade. Vamos apoiar o VLT, que o governador tem o compromisso de entregar até 2014, indo da Esplanada dos Barreiros até o Porto de Santos. Queremos expandir seu alcance até a área continental, além de criarmos o bilhete único para que as pessoas possam utilizar, além do VLT, vans, peruas e ônibus com apenas um bilhete”.

Caio França teve atendido pedido de direito de resposta sobre as considerações do candidato Bili: “Todas as diretoras e funcionários das escolas têm total liberdade para apoiar a quem quiserem. A rede de educaçao é muito grande e tem muitos professores. Temos 2.500 professores na nossa rede.”
Os candidatos respondem perguntas elaboradas pela Santa Cecília TV, com a participação dos internautas no Santaportal, ao longo da campanha. A ordem das respostas é sorteada publicamente. Os candidatos também podem fazer perguntas para seus adversários e tecer considerações finais no último bloco.

Próximos debates – Para a próxima segunda-feira (24), está programado o encontro com os candidatos de Guarujá. No dia 28 – faltando poucos dias para as eleições – os candidatos de Santos vão se encontrar em um segundo debate (o primeiro aconteceu em 20 de agosto, reunindo os nove pretendentes à Prefeitura).

No hotsite os interessados em participar podem enviar perguntas aos prefeituráveis, relacionadas às áreas de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esporte, Mobilidade Urbana, Obras e Infraestrutura, Saúde, Segurança Pública, Serviços Públicos e Turismo.

Fonte – Santa Cecília Portal

Fotos Cláudio Jr