Voltada ao uso educacional e cultural, a unidade pública integra o programa Escola Total/Jornada Ampliada, que oferece educação integral a estudantes da rede municipal de ensino.       

“A escolha do nome do educador e realizador Milton Teixeira para o Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais), Vila Mathias, tem um sentido educativo muito amplo, pois servirá também para que os cidadãos santistas sejam educados a reconhecer a vida daqueles que trabalharam e realizaram grandes obras voltadas à cidade”. Com essas palavras, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enalteceu a figura do fundador do Complexo Educacional Santa Cecília, durante a inauguração do equipamento público, na manhã desta sexta-feira, dia14.

Rebelo disse se sentir honrado por estar presente num momento em que o poder público presta merecida homenagem à memória, ao trabalho e às realizações de Milton Teixeira, “um dos maiores benfeitores da cidade”, enfatizou.

Com esse gesto do prefeito João Paulo Tavares Papa, acrescentou Rebelo, a cidade vai perpetuar a obra de Milton Teixeira, “pessoa que conheci em Santos, juntamente com a sua família, e dos quais posso me considerar amigo”.

O ministro do Esporte também esteve em Santos para prestar homenagem ao Santos Futebol Clube, pelo seu centenário.  A estreita ligação da família Teixeira com o esporte, além da educação, foi lembrada pelo prefeito Papa em seu pronunciamento.

“Posso afirmar que a família Teixeira é indissociável do Santos Futebol Clube e da Educação”, disse o prefeito fazendo menção aos longos anos em que Milton e seu filho Marcelo Teixeira estiveram à frente do SFC e, principalmente, ao trabalho de toda uma vida dedicada por Milton, sua esposa Nilza,além da cunhada Emília e os filhos Sílvia, Lúcia, Marcelo e Cecília em prol da formação integral do ser humano.

Papa lembrou que o Santa Cecília foi um sonho de Milton Teixeira que se tornou realidade. “Ele fundou uma pequena escola voltada aos filhos dos trabalhadores portuários e que se transformou no Complexo Educacional Santa Cecília, com ensino da Educação Infantil à Pós-Graduação, um orgulho para a região e para o País”. Dessa forma, comentou, esse lugar que tem o mesmo espírito que norteou a vida e obra de Milton Teixeira é um espaço que une educação, esporte e cultura como proposta de formação de crianças da rede municipal.

A disposição para a bondade, característica marcante do fundador do Santa Cecília, também foi lembrada pelo prefeito, formado em Engenharia pela Universidade Santa Cecília. “Eu sou fruto da generosidade de Milton Teixeira. Concluí meus estudos em Engenharia na Unisanta com bolsa concedida pela instituição. Essa formação valeu toda minha carreira na área pública. Por essa razão, sabemos da importância de uma unidade como essa, que proporciona formação integral a crianças que se encontram em diversas condições. Que a visão, a história e os exemplos de Milton Teixeira inspirem e iluminem todos os jovens que passarem por aqui”.

Emocionada, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, disse que o Cais é um projeto que faz parte da proposta de uma região e não apenas o sonho de um governo. “Atribuir educação de qualidade a crianças e jovens era o objetivo do grande educador Milton Teixeira. Essa liga entre o setor público e o privado contribui também para a formação acadêmica dos universitários que poderão realizar atividades de estágio, participando desse importante processo educacional”. Sílvia mencionou que vários projetos educacionais, envolvendo os diversos cursos da Universidade, poderão ser desenvolvidos naquela unidade.

Para a presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Teixeira Furlani, o conceito do Cais vai ao encontro dos ideais de Milton,  falecido em setembro deste ano. “Meu pai sempre pregou a importância da formação completa dos jovens. Ele procurou aliar educação, esporte e cultura para que o estudante pudesse desenvolver todos os seus talentos”.

O ser humano, acrescentou a educadora, precisa ter contato, desde o início da vida, com o saber em todas as dimensões. Essas crianças, com certeza têm prazer em receber conhecimento num espaço como esse, que lhes proporciona a cada dia novas descobertas. “Milton deve estar muito feliz com essa homenagem. As pessoas continuam vivas quando suas ideias são lembradas”, concluiu.

O exemplo de gestão pública do prefeito Papa foi mencionado por Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta. “A cidade evoluiu em todos os sentidos, confirmando o perfil empreendedor de um homem público sério, que tem a educação como prioridade em sua gestão”. Teixeira disse estar impressionado com o número de crianças atendidas e a qualidade dos serviços que incluem a alimentação. Também falou sobre a importância da preservação do patrimônio da cidade e da realização de atividades conjuntas entre a Prefeitura e a Universidade.

“O ideal de Milton sempre foi a educação e o estímulo ao esporte, através de ações que complementem a formação de crianças e jovens”.

Entre as autoridades presentes estavam ainda o vice-prefeito de Santos, Carlos Teixeira Filho, o presidente do Santos Futebol Clube, Luis Álvaro Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de Santos, Manoel Constantino, os secretários municipais de educação, cultura, esporte, meio ambiente, serviços públicos, infraestrutura e edificações, além de vereadores de Santos e do presidente da Prodesan, Fernando Bozza.

Pela Unisanta também participaram da cerimônia a fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, Nilza Pirilo Teixeira, o diretor jurídico, Milton Teixeira Filho, a diretora de Relações Institucionais, Renata Teixeira Saorine, a pedagoga Valéria Simões Teixeira, além de pró-reitores e diretores de cursos.

Sobre o Cais Prof. Milton Teixeira – Voltada ao uso educacional e cultural, a unidade integra o programa Escola Total/Jornada Ampliada, que oferece educação integral a estudantes da rede municipal de ensino no contraturno do período em sala de aula.

Com a parte da Seduc (Secretaria de Educação) em funcionamento desde setembro, o Cais Vila Mathias passou a ser o maior núcleo do ‘Escola Total’, atendendo 800 alunos, com oficinas de artes, esportes, fotografia, manutenção de skate e culinária, entre outras.

O prédio da cultura, que vai entrar em funcionamento em fevereiro, situa-se no antigo galpão restaurado, e sediará as atividades do projeto ‘Fábrica Cultural’, que abrange os cursos gratuitos oferecidos pela Secult (Secretaria de Cultura) nas áreas de artes integradas, musicais, visuais e cênicas (teatro e dança).

O equipamento público fica na Av. Rangel Pestana, 150, na Vila Mathias, sendo composto por três edificações. O bloco A tem 12 salas de multiuso, refeitório, cozinha, despensa, área de convivência e sanitários com acessibilidade a deficientes e crianças.

O B abriga o setor administrativo no térreo e auditório no piso superior, e será compartilhado pela educação e cultura. O Bloco C é formado por três salas de música e duas de dança, tablado para atividades diversas, galeria e sala de desenhos, setores administrativos, copa e sanitários. Os blocos B e C têm plataformas elevatórias para acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

No total, o complexo tem 4.230m² de área construída e mais 5 mil m² de espaços externos. É o primeiro Cais (Centro de Atividades Integradas de Santos) construído no conceito de educação integral. A cidade também conta com o Cais Colégio Santista, na Vila Nova. O projeto é do arquiteto Aguinaldo Seco, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta.