Em cerimônia de muita emoção, a educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Unisanta e do Colégio Santa Cecília, foi homenageada pelo Rotary Club de Santos-Oeste, com a outorga do título do Mérito Profissional, a mais importante honraria do clube. A condecoração foi realizada no Salão Nobre da Fundação de Rotarianos de Santos, nesta sexta-feira (13/4).

O título entregue à Lucia, definido pelo presidente do Rotary Club de Santos-Oeste, Paulo Eduardo Mauá, como “consequência justa de um trabalho de peso para a vida da Cidade”, é outorgado bienalmente ao profissional que se destaca em sua área de atuação, como exemplo a ser seguido.

Durante seu agradecimento, a homenageada dedicou o título à família, funcionários, professores e alunos da Unisanta e lembrou a dedicação e amor dos seus pais Milton e Nilza Teixeira, e também da sua tia Emilia Pirilo, na solidificação de um sonho: a construção do Complexo Educacional Santa Cecília, que começou com apenas 26 alunos e hoje é referência em educação no País.

Sobre a homenageada

LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI é santista, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga e escritora. É Diretora-Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta e do Colégio Santa Cecília.

É autora de diversos livros, pesquisas, artigos, documentários. Recebeu relevantes prêmios.

Faz de seu ofício de pesquisadora, de educadora, de psicóloga e de realizadora, uma forma de dar respostas à pessoa humana plena, de gerar conhecimento, desenvolvimento e o cultivo do espírito liberto e questionador. Realiza conferências no Brasil e no exterior.

Suas obras são fonte e referência para inúmeras realizações culturais e científicas — minisséries e reportagens da televisão brasileira, produções e filmes internacionais, peças de teatro, livros, teses, debates, encontros, simpósios, feiras literárias
Trabalha com sua família em uma escola em que professor, aluno e trabalhadores escolares são protagonistas, para que cada um possa desenvolver, na sua trajetória, o seu melhor.

Suas pesquisas sobre o ensino superior noturno no Brasil embasaram o Plano Nacional da Educação e foram incorporadas como metas a serem atingidas pelo País.

Seus livros infantis, adotados em escolas de todo o País e do Japão, difundem a valorização da leitura, da memória e da criatividade.
Ao longo de mais de 23 anos, obras de sua autoria — livros, exposições, documentários — resgatam a vida e a obra de Pagu, Patrícia Galvão (1910-1962) e colocam em destaque a realidade e a cultura brasileiras, com grande repercussão nacional e internacional.

Fundou e preside o Centro de Estudos Pagu Unisanta, o maior acervo existente sobre essa jornalista, militante política e cultural.

Referência brasileira e mundial, foi formado com material inédito, desde que Lúcia começou a escrever sobre Pagu, em 1988.

Eleita por unanimidade, durante três mandatos consecutivos, Presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, onde divulgou e promoveu a cultura, a educação, o desenvolvimento e o turismo regional e nacional. Atualmente preside o Conselho Fiscal.

Diretora e Delegada Regional do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de SP, eleita por unanimidade desde 1996 e Diretora do SISTEMA Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.