Ana Marcela, da Unisanta, fica em terceiro. Alan do Carmo garante vaga para prova de Setúbal (Portugal) e vai atrás da última vaga brasileira, no masculino, para as Olimpíadas de Londres 2012. O outro brasileiro melhor colocado, Lucas  Kanieski, ainda depende da decisão da Fina para ir a Setúbal.

(Santos/SP) – O grego Spyridon Gianniotis, campeão mundial nos 10 km de Xangai 2011, venceu no masculino a sexta edição da Maratona Aquática Internacional de Santos-Unisanta/Troféu Renata Agondi, na manhã deste domingo (29), na praia de Aparecida, em Santos.

A prova, disputada sob um sol forte e céu azul, foi marcada mais uma vez pela impecável organização da Unisanta (Universidade Santa Cecília), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Gianniotis, que completou a prova no tempo de 2h11min39s, considerou muito forte o nível da competição e declarou ir mais confiante em busca do pódio em Londres. “Estou muito feliz com essa vitória, pois fiquei em segundo lugar na maratona do ano passado. Agora, quero subir ao pódio em minha quarta participação em olimpíadas”.

Em segundo lugar, no masculino, ficou Nicola Bolzonello, da Itália e em terceiro, Richard Weinberger, do Canadá. Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Alan do Carmo, que assim garantiu vaga para a Travessia de Setúbal, Portugal, em junho, última chance para as Olimpíadas de Londres. Ele ficou na 22ª posição. O segundo melhor brasileiro foi Lucas Kanieski, em 24º lugar. Após esses resultados, a CBDA irá inscrever os dois nadadores para a competição em Portugal, embora a participação de Kanieski ainda dependa da decisão da Fina.

A italiana Martina Grimaldi chegou em primeiro entre as meninas, seguida por Ângela Maurer, da Alemanha, e pela brasileira Ana Marcela Cunha, da Unisanta, em terceiro. A prova feminina foi bem equilibrada e o terceiro lugar de Ana Marcela foi a maior surpresa do dia. No Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado, Ângela disputou a medalha de ouro na prova de 25 Km com a brasileira Ana Marcela, que acabou levando a melhor.

Na maratona deste domingo, Grimaldi vinha disputando a primeira colocação com Maurer, principalmente a partir dos 1.200 quilômetros restantes. Ana Marcela não conseguiu repetir performances anteriores, nas quais costuma ganhar nos momentos finais, graças a sua tática de deixar as competidoras mais cansadas, com o esforço inicial e durante a maior parte do tempo da prova.

Ana tentou recuperar seu tempo nos minutos finais, vindo pela direita, mas não deu certo. Mas tanto a brasileira como seu técnico, Márcio Latuf, ficaram contentes com o resultado. Para eles, chegar em terceiro na primeira etapa de um circuito mundial de águas abertas com a presença de campeãs mundiais e várias atletas classificadas para os Jogos de Londres já é uma vitória.

Ao abrir a travessia, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, agradeceu à Unisanta, onde se formou engenheiro, pelo “espetacular trabalho da instituição no esporte, principalmente quanto à natação. Graças a Unisanta- disse- a natação cresceu tanto na região e no País. Mencionou sua satisfação em ter a Maratona Internacional entre as comemorações do aniversário da Cidade.

John West, em nome da Fina, agradeceu o esforço e o empenho da Unisanta pelo sucesso da Maratona. Marcelo Teixeira, Pró-Reitor da Universidade e um dos responsáveis por trazer o circuito mundial à Cidade, parabenizou a todos os envolvidos na organização. É um motivo de orgulho, disse, trazer um número recorde de participantes de diversos países a Santos. Mais um reflexo da repercussão positiva da organização e da segurança oferecidas.

Circuito mundial

Os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2012 – 6ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi abriram o mais importante circuito mundial de águas abertas. A etapa serviu de preparação aos atletas já classificados para as Olimpíadas de Londres 2012 (seis homens e quatro mulheres). Participaram muitos astros e estrelas das maratonas aquáticas. Além dos já classificados para os Jogos Olímpicos de Londres, havia campeões e medalhistas mundiais e pan-americanos.

Entre os homens já confirmados nas Olimpíadas de Londres 2012 estão o grego Spyridon Gianniotis, campeão da maratona desde domingo, o espanhol Francisco Jose Hervas; o alemão Andreas Waschburger, o francês Julien Sauvage; além dos russos Sergey Bolshakov e Vladimir Dyatchin, este último vice-campeão mundial de 25Km em Xangai e campeão da Travessia Renata Agondi, em 2007.

No feminino, a alemã Angela Maurer; a argentina Cecília Biagioli, campeã do Pan-Americano de Guadalajara; a italiana Martina Grimaldi e a tcheca Jana Pechanova. Poliana Okimoto já possui vaga garantida por ter chegada entre as 10 colocadas na maratona de 10Km do Mundial de Xangai. Ela não participou da maratona de Santos.

A prova internacional deste domingo reuniu 90 atletas, sendo 59 no masculino e 31 no feminino, provenientes de 21 países, recorde de participação estrangeira. O evento integrou as comemorações festivas do 466º aniversário de Santos.

A próxima parada da Copa do Mundo FINA será na Argentina, na cidade de Viedma (Argentina), no dia 4 de fevereiro.

Confira o resultado final da prova divulgado pela CBDA, às 17h57

FEMININO