A premiação acontece às 18h, no Sesc Santos. Na oportunidade haverá um bate-papo com o cartunista Gustavo Duarte. Entrada franca.

Obras de 55 caricaturistas, cartunistas, desenhistas e artistas gráficos do Brasil e exterior estão expostas no IV Salão Dino de Humor do Litoral Paulista, até o dia 12 de fevereiro, no mezanino do Sesc-Santos, Rua Conselheiro Ribas, 136. A mostra, promovida pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e pela Prefeitura Municipal de Santos – Secretaria de Cultura, tem o objetivo de divulgar a arte do humor gráfico. A exposição é aberta ao público gratuitamente.

A curadoria do salão é feita pelos artistas gráficos e ilustradores, Alexandre Barbosa – o Bar, e Osvaldo da Costa – o DaCosta, que também são os idealizadores do salão junto com a designer Márcia Okida. Todos são professores do curso de Produção Multimídia da Unisanta.

Premiação – Os melhores serão escolhidos hoje (28/1), a partir das 18h, no Sesc Santos. Os artistas concorrem a prêmios nas categorias Charge, Caricatura, Cartoons, Tiras e HQs e Estudantil – Humor Prata da Casa. Entre os jurados estão Bar, DaCosta e Márcia Okida, além dos artistas e profissionais Miran, Zélio, Paulo Caruso, Morandini, Sônia Luyten, Geandré, Gazy Andraus, Jal, André Rittes, Seri e Gustavo Duarte, que, além de jurado, será o convidado para o bate-papo que ocorrerá, durante a premiação.

Dos 55 trabalhos, dez são de artistas internacionais e cinco de alunos da Unisanta. Os trabalhos internacionais não concorrem à premiação, foram apenas selecionados pela curadoria entre os melhores inscritos.

Todos os artistas concorrem ao Grande Prêmio Dino, que terá premiações de R$ 1.000,00 para o 1º colocado; R$ 500,00 para o 2º colocado e R$ 300,00 para o 3º colocado, além de troféus e certificados de participação. Os ganhadores das categorias Charge, Caricatura, Cartoons e Tiras e HQs receberão R$ 300,00.

Na Categoria Estudantil – “Humor Prata da Casa”, o jurados escolhem os três melhores trabalhos de alunos da Unisanta, que receberão, além do certificado de participação e premiação, descontos em uma mensalidade, sendo 50% para o 1º lugar; 40% para o 2º lugar e 30% para o 3º lugar.

O público também votou e escolheu o melhor trabalho na categoria voto popular (via Faceboook). O vencedor receberá um certificado de premiação.Todos os trabalhos selecionados farão parte do catálogo impresso do IV Salão Dino de Humor.

Sobre o Salão – Este ano o Salão Dino bateu recorde de concorrentes. Foram 116 trabalhos internacionais de países como Indonésia, Turquia, China, Alemanha; além de inscritos todas as regiões do Brasil, do Rio Grande do Sul a Tocantins. O Salão de Humor tem como patrono Ascendino de Souza, ou Dino, artista da região que foi chargista e ilustrador do jornal A Tribuna durante quase 50 anos. Seus trabalhos foram publicados no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Gustavo Duarte – O convidado do bate-papo é cartunista, formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru). Colabora com a Folha de S. Paulo e desde 2000 publica diariamente no jornal LANCE!. Trabalhou como designer gráfico na Editora Abril e teve seus trabalhos publicados em vários jornais e revistas como: Veja, Forbes, Le Monde Diplomatique, Placar, Playboy, VIP, Vida Simples, Recreio entre outras. Possui três álbuns de Quadrinhos: “CÓ!” (2009), “Taxi” (2010) e “Birds” (2011). Foi premiado com quatro troféus HQMix.

O IV Salão Dino de Humor, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Santos – Secretaria de Cultura – Programa de Apoio Cultural – 2011, tem apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sesc-Santos, A Tribuna e Okida Arte e Design.