A ação voluntária do grupo Fisioterapeutas do Sorriso, formado por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conquistou o 2º lugar na 10ª edição do Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna. A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última terça-feira, dia 30, no Theatro Guarany, no Centro Histórico de Santos.

O projeto, desenvolvido há onze anos, já havia sido finalista do mesmo concurso em 2004, mas desta vez, foi escolhido pela comissão julgadora como a segunda melhor ação da Categoria Voluntariado.

Ao receber o troféu em nome do grupo, o aluno da Unisanta e coordenador do projeto, João Victor Maciel Mendes, aproveitou para agradecer a todos que tornaram possível a realização da atividade. “Nosso sentimento nessa noite é de muita alegria. Agradecemos ao diretor da Faculdade de Fisioterapia, professor Ivan Cheida Faria, aos mais de 50 mil fãs que nos acompanham no Facebook, aos funcionários da Universidade, aos voluntários que há 11 anos levam esse projeto e, por fim, ao Diretório Acadêmico e à Atlética da Faculdade de Fisioterapia”.

Para Maria Nazaré de Oliveira, responsável pela criação do grupo quando ainda era aluna de Fisioterapia, o reconhecimento público trouxe à memória as lembranças do início do projeto. “Sou grata a Deus em saber que há jovens comprometidos e com tanta boa vontade. Era meu sonho que esse projeto continuasse. Participar desse momento me faz voltar no tempo de universitária. É muito gratificante”.

O diretor da Faculdade de Fisioterapia, Ivan Cheida Faria, fez questão de prestigiar o grupo na noite da premiação. “Esse prêmio representa a valorização do trabalho dos alunos. Isso é fundamental para a formação moral. Formar pessoas dedicadas ao próximo é tão importante quanto a formação técnica. O bem foi premiado nesta noite, o que traz maior estímulo e atrai mais voluntários”.

Além dos Fisioterapeutas do Sorriso, o Projeto HPV, realizado pelos alunos do Colégio Santa Cecília, e o Programa de Educação Ambiental Eco Pólis da Unisanta, também estavam entre os finalistas.

Histórico – Criado em agosto de 2001, os Fisioterapeutas do Sorriso nasceram da iniciativa de ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. O grupo atua voluntariamente, fora do horário das aulas. Com muita descontração e brincadeiras, os estudantes aplicam alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.

Em todas as apresentações, os universitários se caracterizam com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade, “Um sorriso custa menos que um remédio”.

Os alunos buscam, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional às pessoas de nossa comunidade e em especial crianças, idosos e pacientes dentro dos hospitais.

O objetivo é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma redução de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.

O projeto crê que a mudança de comportamento vá acarretar uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Entre as instituições que já receberam a visita dos Fisioterapeutas do Sorriso estão: a creche Estrela do Amor, no México 70, em São Vicente; o Hospital Santo Amaro; instituições santistas como a Casa do Sol; Associação Anjo da Guarda; Universo do Ser; Casa da Esperança; SESC; creches Estrela Guia e Santo Antônio; AEA Stella Maris; Catedral de Santos; Educandário Anália Franco; Educandário Santista; Casa de Repouso São Miguel Arcanjo; Centro Espírita Dr Luiz Monteiro de Barros; Sociedade São Vicente de Paulo; Nurex – Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente; Núcleo Tia Édna, entre outras.

Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas no endereço www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone 3202-7156.