Anualmente a Universidade Santa Cecília realiza cerca de dois milhões de atendimentos em prol da comunidade

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2012-2013, o que atesta o comprometimento da Instituição com a busca de soluções que reduzam problemas sociais e ambientais.

Atualmente, a ênfase atribuída à responsabilidade social se materializa no impressionante número de dois milhões de atendimentos anuais através dos procedimentos realizados gratuitamente por meio de clínicas, escritórios de engenharia e arquitetura, atendimento nas áreas jurídicas, na comunicação, cursos diversos, atividades culturais, entre outros. Apenas em 2011, foram mais de 56 mil horas de dedicação, de alunos e professores, com trabalhos em prol da comunidade.

Mas esta prática encontra-se presente na história do Complexo Educacional Santa Cecília desde seu surgimento, em 1961, como uma escola primária no bairro do Macuco, voltada para a formação de filhos de portuários e de operários.

De acordo com o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Universidade Santa Cecília foi agraciada com o Selo pelo empenho com a educação e com a sociedade e pela participação no Dia da Responsabilidade Social 2012, promovida pela Associação,  no último dia 29 de setembro.

Na oportunidade, a Universidade desenvolveu atividades recreativas (com atividades de lazer para crianças de orfanatos e creches), educacionais (com a Feira de Profissões) e de saúde (coma campanha de prevenção a osteoporose), atendendo 2936 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Participaram das ações 99 professores, 158 alunos, além de diretores, coordenadores e funcionários.

Para a Diretora-Presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, “o Selo concedido pela ABMES , entidade tão relevante no cenário nacional, é mais um estímulo para a continuidade do trabalho social da Unisanta. Nossos  alunos,   professores e colaboradores  auxiliam  a formação de  novas identidades  na comunidade, que  assim se transforma , e são ao mesmo tempo transformados com as ações sociais  que realizam no presente . Além disso,  semeiam  expectativas promissoras e esperanças  para um futuro melhor”.

Na opinião da Reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a Universidade precisa estar engajada na solução dos problemas sociais, na correção de distorções, no desenvolvimento do ser e da sociedade. “Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, pois em cinquenta anos de existência, a Unisanta nunca se afastou de seus ideais de solidariedade humana.

Silvia afirma ainda que “Diretores, Professores, funcionários e alunos trabalham juntos para firmar a nossa missão institucional, que é a formação de profissionais críticos e analíticos, comprometidos com a responsabilidade social, através da promoção de atividades culturais, científicas, esportivas e sociais”.

Fabiana dos Santos, coordenadora do Lar Santo Expedito, uma das entidades participantes da ação recreativa promovida pela Unisanta no Dia da Responsabilidade Social, diz ser muito importante parceria como esta com a Universidade Santa Cecília. “Um evento que reúne diversas entidades da Baixada proporciona às crianças a interação e socialização com outras, o que é essencial para o desenvolvimento delas. Além disso, o contato com os universitários estimula o espírito solidário e faz com que as crianças não percam a esperança diante das dificuldades, tão constantes no dia a dia de cada um”, afirma.

Para Eunice Francisco dos Santos e Santos, representante da Seção de Abrigo de Crianças e Adolescentes, antiga Casa Caio, os assistidos esperam muito ansiosos por este dia. “Proporcionar um dia de lazer e integração é primordial para nossas crianças. Nestas festas, elas esquecem os problemas e fazem novas amizades”.

Segundo Maria Helena Guimarães, coordenadora do Abrigo Anália Franco, este dia é muito esperado pelas crianças. “Elas nos cobram! A expectativa para o dia da festa é muito grande, pois elas ficam ansiosas para encontrar os amigos de outras entidades e participar de todas as atividades. Se todas as instituições privadas tivessem estas iniciativas teríamos programação de lazer o ano todo, seria muito bom!”.

Além destas entidades participaram da ação crianças do Grupo de Apoio a Prevenção à AIDS da Baixada Santista (GAPA/BS), Casa Vô Benedita e Casa da Criança. O pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, destacou o caráter social da iniciativa. “Além do conteúdo curricular, ações como essa estimulam os princípios humanos e de cidadania em nossos alunos”.

Confira algumas ações desenvolvidas pela Unisanta em prol da comunidade.