slideRibeiro se tornou o primeiro nadador brasileiro a completar a prova dos 100m livre, na categoria Juvenil 2, abaixo dos 50 segundos.

O jovem e talentoso Felipe Ribeiro, atleta da Universidade Santa Cecíla (Unisanta), deixou seu nome registrado na história da natação brasileira, nesta sexta-feira (28), penúltimo dia do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, realizado na piscina olímpica do Parque Aquático da Unisanta.

Com o tempo de 49s93, o atleta santista não só quebrou o recorde do campeonato, que era de seu colega de equipe Matheus Santana (50s25, feito em 2012), como se tornou o primeiro nadador brasileiro, na categoria Juvenil 2, a completar a prova dos 100m livre abaixo dos 50 segundos. A prata ficou com Diego Valentim, do Fluminense (52s27), e o bronze com Vinícius Ludwig, do Pinheiros (52s86).

Mas o feito do novo campeão brasileiro da modalidade, em sua categoria, foi ainda mais expressivo. Ribeiro obteve o índice para o V Mundial Júnior, em Cingapura, de 1º a 6 de setembro de 2015. A competição na Ásia contará com nadadores nascidos de 1997 a 2000 e nadadoras de 98 a 2001.

Nesta terceira etapa de provas, a outra medalha da Unisanta veio nos 200m peito. Paulo Dias Ignácio conquistou bronze com o tempo de 2m25s72. Em primeiro ficou Eduardo Fonseca, do Minas Tênis (2m16s64), e em segundo, João Gabriel, do Corinthians (2m21s22).

Para o técnico Márcio Latuf, o desempenho de Felipe Ribeiro não foi surpresa. “Estávamos treinando para atingir esses resultados. Cada conquista vem confirmando que trilhamos o caminho certo”.

Jovem de ouro – Nos dias anteriores, Ribeiro conquistou outras duas medalhas de ouro nas disputas individuais. Nos 200m livre Juvenil 2, prova em que também bateu o recorde do campeonato, e nos 100m borboleta Juvenil 2.

No primeiro dia do Brasileiro de Natação, Ribeiro também se destacou. Ele foi o último a cair na água do revezamento 4X100m livre e conquistou a medalha de prata recuperando o tempo da equipe, também formada pelos atletas Matheus Wander, Marcelo Luiz Bitencourt e Leonardo Azevedo Ruiz.

Com apenas 16 anos, Felipe Ribeiro, já conquistou títulos de gente grande, entre eles o Prêmio Brasil Olímpico de 2012.

Ribeiro teve participação destacada no último Campeonato Paulista Juvenil de Verão, realizado em novembro, em Limeira/SP. O atleta da Unisanta e aluno do Colégio Santa Cecília conquistou quatro medalhas de ouro (50, 100 e 200m livre, além dos 100m borboleta). O jovem talento venceu todas as provas individuais que participou (100% de aproveitamento) e ainda ficou com o melhor índice técnico do Campeonato e a segunda colocação no troféu eficiência – Juvenil 2, masculino.

Neste sábado, último dia do Brasileiro de Natação, Felipe ainda nada nos 50m livre e no revezamento 4x50m medley. Participam da competição mais de 500 atletas, de 109 clubes, vindos de 21 estados brasileiros.

1ª Clínica Internacional de Natação – Pela primeira vez na América Latina, a Associação Mundial de Treinadores de Natação – American Swimming Coaches Association (ASCA) realiza uma Clínica para profissionais e estudantes de Educação Física, que acontece até este domingo na Unisanta.O evento conta com a participação de treinadores vindos dos Estados Unidos, além de brasileiros, e visa preparar técnicos para nadadores do nível básico.