Pró-reitor Administrativo da Unisanta foi o primeiro a receber a Medalha Cezário Reis Lima

O pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, recebeu, em solenidade na noite da última quinta-feira (27), a Medalha Cézario Reis Lima, na Câmara Municipal de Praia Grande.

O empresário e advogado entrou para a história da Casa de Leis como a primeira personalidade a ser homenageada com esta honraria.

A Medalha Cezário Reis Lima, criada pelo Decreto Legislativo 01/13, visa enaltecer pessoas que se destacaram pela realização de relevantes trabalhos com a comunidade.

A outorga foi entregue a Teixeira pelo vereador Carlos Eduardo Barbosa, o Cadu (PTB), que sugeriu a criação da homenagem. “Essa medalha, que leva o nome de um dos vereadores pioneiros e mais populares de Praia Grande, só poderia ser entregue a uma personalidade de renome. Por esta razão, escolhi Marcelo Teixeira para recebê-la”, justificou o parlamentar.

O vereador ainda destacou ações de Teixeira como dirigente esportivo, citando os inúmeros êxitos do Santos Futebol Clube durante sua gestão. Além disso, lembrou a forte atuação do empresário e de toda a família Teixeira à frente da Universidade e do Sistema Santa Cecília de Comunicação. “Por conduzir estes empreendimentos ao sucesso, sem esquecer do social, da filantropia, merece esta homenagem. Uma distinção entre diversos outros títulos que já recebeu”.

Para Teixeira, que acompanhou a solenidade ao lado da esposa, Valéria Simões Teixeira, a homenagem o deixa honrado. “Não existe homenagem mais importante. Todas são um momento de reflexão. E receber esta outorga da Câmara de Praia Grande, que representa o povo desta Cidade, que tanto cresceu e hoje é uma referência na Região, se colocando como uma das mais importantes e significativas da Baixada, é uma honra”, disse.

Teixeira aproveitou o momento para agradecer os familiares, que o acompanham por anos em suas empreitadas, citando além da esposa e filhos, as irmãs Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, e Lúcia Maria Teixeira, presidente da Universidade. “Neste momento temos que ter a humildade e a simplicidade reconhecer os que estão ao nosso lado, pois nada nesta vida se conquista sozinho”, ressaltou.

O presidente da Câmara, Sérgio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB), destacou a união da família Teixeira. “Esta, com certeza, foi uma noite marcante. Uma honra poder ver esta medalha debutar com uma personalidade tão importante e que leva adiante valores como a educação e a união da família”, comentou.

Representando o prefeito Alberto Mourão, o líder do Executivo na Câmara, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PMDB), falou sobre o importante papel social da universidade na Região.

“Este Município, que tem 47 anos, tem grande parte de sua população formada na universidade desta família. Entendemos que o papel que o grupo desempenha na nossa Região é a educação, a formação de valores e princípios. Atualmente há um dilema na sociedade: a dificuldade das pessoas saberem separar o bem do mal, o certo do errado. E a universidade dá esta oportunidade, a qual muitos praiagrandenses tiveram. Neste momento, representando o prefeito, trago esta mensagem de reconhecimento desta pessoa, de seus familiares e colaborardes, e sinto-me muito honrado por fazer parte deste momento”, finalizou.

Ainda participaram do evento os vereadores Antonio Carlos Rezende (PSDB), Ednaldo Santos Passos (SDD), Euvaldo Reis dos Santos Menezes (PTN), Romulo Brasil Rebouças (PRTB), Paulo Emílio de Oliveira e Tatiana Toschi Mendes (PSD). Também prestigiaram a solenidade, o vereador Silvio da Oca, de Mongaguá, o atleta olímpico Rodrigo Santana, o Rodrigão, e a delegada Regional de Esporte Juventude e Lazer do Estado de São Paulo, Monica Gení dos Santos.

Cezário – Cezário Reis Lima foi o primeiro vereador mais votado de Praia Grande. Recebeu 240 votos no pleito de 1968, o primeiro após a emancipação da Cidade. Na época, o Município tinha 3.865 eleitores aptos. O parlamentar, conhecido por sua proximidade com a comunidade e pela luta em prol dos menos favorecidos, ainda foi vereador por três mandatos: na 1ª Legislatura, de 1969 a 1973; 3ª Legislatura, de 1977 a 1982 — ocupando a presidência da Casa no biênio 1979-1980 —; e 6ª Legislatura, de 1993 a 1996.

Fonte: Assessora de Imprensa / Câmara de Vereadores da Estância Balneária de Praia Grande