Será Felipe Ribeiro o novo Matheus Santana? Muitos dos presentes à final do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, que terminou neste sábado (29/11), não têm dúvidas, ele é mais um grande talento do esporte. No final do Campeonato, a Unisanta fez mais um pódio: o bronze de Marcelo Luiz Bittencourt nos 200m borboleta Juvenil 2.

Muito aplaudido pelo público, o jovem nadador Felipe Ribeiro, da Unisanta, mostrou mais uma vez sua competência ao subir ao pódio mais três vezes, no final da tarde deste sábado, na piscina Olímpica da Universidade. Somente neste sábado (29/11), venceu os 50 metros livre juvenil 2 masculino (com  22s98), ganhou os troféus de Eficiência e de melhor índice técnico e subiu ao pódio com seu técnico, Márcio Latuf. Ribeiro fez 66 pontos para a Unisanta durante o campeonato, realizado de 22 a 29 de novembro.

Por duas vezes- a primeira foi na sexta- ele quebrou o recorde de Matheus Santana, também da Unisanta, na mesma prova. Sua atuação no sábado provocou aplausos da torcida e despertou muita confiança no jovem nadador.

Felipe Ribeiro acha bem possível trazer o ouro para o Brasil, no V Mundial Júnior, em Cingapura, a ser realizado de 1º a 6 de setembro de 2015. Se Matheus Santana quebrou recordes de Cielo, e ele, Felipe Ribeiro, já quebrou por três vezes marcas de Matheus Santana, ele é a nova sensação da natação brasileira.  Ele vai superar, no devido tempo, em suas categorias, as maiores estrelas da natação brasileira da última geração, Cesar Cielo e Matheus Santana?

Diante dessa pergunta, Felipe admitiu neste sábado, sorrindo: eu estou me saindo bem, em certas provas melhor do que eles, brincou, ao admitir que bateu marcas de Matheus, que quebrou recordes de Cielo. “Eu treino com Matheus, aprendo muito com ele, aliás, um aprende com outro”, disse,  sem falsa modéstia. Afirmou que, ao quebrar marcas de atletas importantes, sua confiança e responsabilidade aumentam também.

“Impressionante”

“Ele (Felipe Ribeiro) é impressionante”, afirmou o diretor geral do Campeonato, Rodney Filizola. “O nível técnico do Campeonato foi muito bom e, daqui, alguns rapazes e moças têm condições de fazer bonito na seleção brasileira. Devido a idade deles, será difícil, mas não impossível, chegar às próximas Olimpíadas”, acrescentou o dirigente;

Filizola e Rômulo Noronha, coordenador da CBDA, elogiaram as novas instalações da piscina olímpica da Unisanta e o acolhimento dado aos organizadores da competição e aos participantes do Campeonato. E acenaram com a possibilidade de outros campeonatos brasileiros importantes a serem sediados na Unisanta.

Sobre os dois nadadores sensação da Unisanta, Noronha afirmou: “Cielo é Cielo, Matheus é Matheus e Felipe Ribeiro é Felipe Ribeiro. “Os três preferem assim”;

Na sexta-feira, Felipe Ribeiro tornou-se o primeiro nadador brasileiro a completar a prova dos 100m livre, na categoria Juvenil 2, abaixo dos 50 segundos.

Com o tempo de 49s93, o atleta santista não só quebrou o recorde do campeonato, que era de seu colega de equipe Matheus Santana (50s25, feito em 2012), como se tornou o primeiro nadador brasileiro, na categoria Juvenil 2, a completar a prova dos 100m livre abaixo dos 50 segundos. A prata ficou com Diego Valentim, do Fluminense (52s27), e o bronze com Vinícius Ludwig, do Pinheiros (52s86).

Mas o feito do novo campeão brasileiro da modalidade, em sua categoria, foi ainda mais expressivo. Na sexta, Ribeiro obteve o índice para o V Mundial Júnior, em Cingapura, de 1º a 6 de setembro de 2015. A competição na Ásia contará com nadadores nascidos de 1997 a 2000 e nadadoras de 98 a 2001.

Nesta terceira etapa de provas, a outra medalha da Unisanta veio nos 200m peito. Paulo Dias Ignácio conquistou bronze com o tempo de 2m25s72. Em primeiro ficou Eduardo Fonseca, do Minas Tênis (2m16s64), e em segundo, João Gabriel, do Corinthians (2m21s22).

Para o técnico Márcio Latuf, o desempenho de Felipe Ribeiro não foi surpresa. “Estávamos treinando para atingir esses resultados. Cada conquista vem confirmando que trilhamos o caminho certo”.

Jovem de ouro – Nos dias anteriores, Ribeiro conquistou outras duas medalhas de ouro nas disputas individuais. Nos 200m livre Juvenil 2, prova em que também bateu o recorde do campeonato, e nos 100m borboleta Juvenil 2.

No primeiro dia do Brasileiro de Natação, Ribeiro também se destacou. Ele foi o último a cair na água do revezamento 4X100m livre e conquistou a medalha de prata recuperando o tempo da equipe, também formada pelos atletas Matheus Wander, Marcelo Luiz Bitencourt e Leonardo Azevedo Ruiz.

Outros títulos

Com apenas 16 anos, Felipe Ribeiro, já conquistou títulos importantes, entre eles o Prêmio Brasil Olímpico de 2012.

Ribeiro teve participação destacada no último Campeonato Paulista Juvenil de Verão, realizado em novembro, em Limeira/SP. O atleta da Unisanta e aluno do Colégio Santa Cecília conquistou quatro medalhas de ouro (50, 100 e 200m livre, além dos 100m borboleta). O jovem talento venceu todas as provas individuais que participou (100% de aproveitamento) e ainda ficou com o melhor índice técnico do Campeonato e a segunda colocação no troféu eficiência – Juvenil 2, masculino.

A Unisanta permanece a força número 1 da natação brasileira. Terminou o Juvenil no sábado com 157 pontos. Em primeiro lugar ficou o Pinheiros, com 601,50 pontos, em segundo o Corin- thians, com 378,50, em terceiro o Fiat Minas, com 336, em quarto o Curitibano, com 217, em quinto o Fluminense, com 170,50, em sexto o Sesi, com 165 pontos.