A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está sediando, entre os dias 28 e 30 de novembro, a “Clínica da Asca no Brasil”, maior associação de treinadores de natação do mundo. O evento, inédito no Pais, é realizado paralelamente ao XXIII Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, e os estudantes da Clínica terão aulas práticas sobre o desempenho dos atletas participantes.

No total são 54 inscritos, de todas as regiões do Brasil e de 17 estados. Estão presentes técnicos de clubes, colégios, academias e seleções, dentre eles: Sesi MG, Fluminense, Botafogo, Paineiras, Corinthians, Minas Tênis Clube, Unaerp, Academia Djan Madruga e Praia Clube Uberlândia.

Pela Unisanta, os treinadores presentes são Maressa Nogueira, técnica do Juvenil do Santa, Roberto Barros e Lucas Correia, além de 12 estagiários da Fefesp Unisanta, que participam da organização da reunião.

Djan Madruga, mestre em Educação Física pela Universidade de Indiana, dos EUA, foi o primeiro palestrante da Asca e comentou a importância do evento. “Este é um momento único e extremamente importante para a natação brasileira. O primeiro grande passo para chegarmos ao nível de grandes seleções, como a dos Estados Unidos. Todos que estão aqui, com certeza, farão história”.

Sobre a escolha da Unisanta como sede, Madruga ressaltou a estrutura oferecida pela Universidade. “Além de ser um local que oferece toda estrutura necessária para a realização de grandes eventos, é também uma referência em natação, através de seu projeto olímpico. A união destes fatores nos fez concluir que aqui seria o local ideal para a realização deste evento”.

Sobre evento –  O encontro, que tem  a participação de treinadores vindos dos Estados Unidos, além de brasileiros, destina-se a preparar técnicos para nadadores do nível 1, ou básico. Os inscritos terão aulas de técnicas de estilo, treinamento, fisiologia e gestão, entre outros temas.

A Clínica da ASCA na Unisanta é uma realização   da empresa de Djan Madruga, considerado um dos nadadores mais completos do País em todos os tempos, com várias medalhas no Brasil e no exterior. Atualmente como supervisor executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), visando o ciclo olímpico para o Rio 2016, Madruga será um dos palestrantes da Clínica.

Currículos dos palestrantes

Bob Steele (ASCA 5), treinador com larga experiência internacional, mestre consultor da Federação Americana (USA Swimming), preparador de vários nadadores sul-americanos nos Estados Unidos, inclusive do brasileiro Djan Madruga.

Steele trabalhou nos três principais níveis da natação norte-americana, o colegial, o clube e o universitário. No nível universitário, foi cinco vezes campeão com a universidade da Califórnia State-Bakersfield seis vezes campeão nacional independente, com a Southern Illinois University.   Sua palestra Games & Gymicks (Jogos e Artifícios), para um treinamento mais criativo, costuma lotar auditórios.

Arilson Champam (ASCA 5) – Brasileiro residente nos Estados Unidos, treinador da Montverde Academy na Flórida, onde trabalha como diretor aquático, reside no exterior há dez anos. Treinou nadadores internacionais do Canadá, das Bahamas, dos EUA e do Brasil. Tem pós-graduação em Fisiologia de Esforço e Especialização em Natação.

Djan Madruga (ASCA 3) – Ele é mestre em Educação Física pela Universidade de Indiana, nos EUA, onde morou durante sete anos, e foi Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes, onde cuidou do Bolsa-Atleta. Foi o único brasileiro, até hoje, que bateu recordes sul-americanos dos 100 aos 1500 livre no mesmo ano. Participou com brilhantismo de três olimpíadas, ganhando medalha de bronze na prova de 4×200 livre. Foi, durante 28 anos, recordista de medalhas em uma edição de Jogos Pan Americanos (11, em três jogos em que participou).

Bicampeão do Campeonato Aberto dos EUA, venceu a 1ª Copa do Mundo de Natação e ganhou 50 vezes o Troféu Brasil de Natação. Triatleta profissional, completou o triathlon Ironman do Havaí, onde bateu o recorde mundial da etapa de natação,  em 1984.

Rômulo Noronha- Presidente da ABTDA (Associação Brasileira de Técnicos de Desportos Aquáticos) e professor de Educação Física, chefiou delegações internacionais de natação, incluindo Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Pan-Americanos, Sul-Americanos etc. Foi treinador do Clube de Regatas Flamengo. É autor do livro Nadar é Preciso e participou, como palestrante, de congressos internacionais na Espanha, Portugal e México. Atualmente é coordenador de natação da CBDA e de projetos sociais da Confederação.

Rogério Karfunkelstein (ASCA 3) – Presidente da Associação Brasileira de Técnicos de Desportos Aquáticos, professor de Educação Física com grande experiência na chefia de delegações internacionais em Jogos Olímpicos e campeonatos importantes. Foi treinador da seleção brasileira no Multinations 2014 do Chipre, onde o Brasil venceu de forma inédita no masculino, no feminino e no geral, batendo quatro recordes de campeonato. Das 23 medalhas conquistadas nesse torneio, 13 foram de ouro. Foi treinador da Unisanta e do Fluminense.

Daniel Melo – Treinador do Botafogo, do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil e júnior, será o responsável pelas análises comentadas das finais do Brasileiro Júnior a ser realizado na Unisanta, para orientar os estudantes da Clínica na observação prática dos melhores nadadores do País nessa faixa etária. Ele é treinador do Botafogo, do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil e Júnior.

Sobre a ASCA – Trata-se da maior associação mundial de treinadores de natação, com 9.493 associados. Existe desde 1959 e a sede fica em Fort Lauderdale, na Flórida. Iniciou as certificações em 1985 e já conferiu 15.177 diplomas, concedidos a 746 treinadores de 85 países. Atualmente 16 nações sediam cursos da ASCA e o Brasil é o mais novo parceiro que inicia o processo de certificação, com a Clínica na Unisanta.

São 5 os níveis de certificação: 1- Fundações de Treinamento; 2- Escola de Estilos, Construção e Correção; 3- Escola de Fisiologia, Planejamento e Execução de Treinamento; 4- Escola de Lideranã; 5- Escola de Administração.