A infraestrutura é considerada de primeiro mundo

Seguindo padrões e normas da Federação Internacional de Natação (Fina), o Parque Aquático da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi totalmente remodelado e já está sendo palco do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, que recebe até sábado mais de 500 atletas, vindos de 21 estados brasileiros.

Com investimentos da ordem de 1 milhão e 700 mil reais, o projeto envolveu diversas áreas como a substituição da cobertura retrátil da piscina olímpica aquecida, que agora possui estrutura toda galvanizada, com garantia contra a ferrugem por 40 anos. O design impressiona pelo aspecto futurístico e grandiosidade. São cerca de 60 toneladas de peso, em 1.800 metros quadrados de extensão, que aparentam leveza e mostram funcionalidade ao permitir a cobertura total da piscina, caso haja necessidade.

De acordo com o coordenador administrativo da Unisanta, Ângelo Gomes Neto, a estrutura foi construída com aço especial e sua altura favorece a ventilação. A empresa responsável é a Plasmont – Estruturas Metálicas, que fez trabalhos para o Aeroporto Internacional de São Paulo, o Multimodal Maracanã e a Passarela Maracanã.

Outra importante mudança diz respeito à luminosidade. “Enquanto são exigidos no mínimo 200 lúmens (unidade de medida de fluxo luminoso), aumentamos a luminosidade para 300 lúmens, o que é aceito pelos padrões internacionais”. O administrador acrescenta que a nova iluminação favorece a realização de eventos noturnos e a cobertura por parte de emissoras de televisão.

Referência nacional – A piscina olímpica da Unisanta recebeu novas e modernas balizas, recomendadas pela Fina, as quais foram instaladas nos dois lados. Conforme o pró-reitor administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira, trata-se do mesmo modelo de bloco de natação utilizado nas competições internacionais e que será usado nas Olimpíadas 2016. “A CBDA inclusive está recomendando às entidades que adotem esse mesmo tipo de baliza”.

Teixeira destaca ainda as alterações feitas em toda a parte elétrica e no placar eletrônico do complexo aquático. Houve substituição de cabos elétricos, rede de dados e da fiação em geral, além da eliminação de fios que ficavam anteriormente expostos, proporcionando melhor visualização do local, maior segurança e conforto. O placar eletrônico teve seu sistema aperfeiçoado e modernizado, também em conformidade aos padrões internacionais. “O equipamento oferece mais precisão e rapidez de resposta, o que favorece a indicação dos tempos de cada nadador”.

O corpo técnico que acompanha as equipes desse Brasileiro de Natação aprovou a infraestrutura oferecida pela Universidade para a competição.

“Bem, sou suspeito para falar, já que trabalhei aqui na Unisanta. Mas a estrutura ficou muito boa, gostei muito dos blocos e das raias, são de alta qualidade e isso é fundamental. Não posso deixar de falar também da cobertura, que ficou incrível. Recentemente, tive o prazer de competir em piscinas internacionais e este teto retrátil me lembrou muito a do Club Natació Sant Andreu, de Barcelona. É muito parecida”, disse Mircio Cevalis, técnico da equipe do Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul.

Na opinião do técnico da equipe mineira, André Teixeira, do Minas Tênis Clube, “esta é uma cobertura móvel que retrata perfeitamente nosso ambiente de competição, que é o clima tropical. Muitas piscinas do exterior não possuem esta infraestrutura, muito em decorrência dos climas frios dos países onde elas são localizadas. Além desta ótima cobertura, gostei muito dos blocos e também das raias. A piscina é extremamente competitiva e o ambiente ficou ainda mais adequado para os torneios. Virou um verdadeiro caldeirão”.

Os dirigentes das entidades estadual e nacional de natação também elogiaram o Parque Aquático da Unisanta. Segundo Miguel Cagnoni, presidente da Federação Aquática Paulista (FAP), “a estrutura é de primeiro mundo, possibilitando ao atleta que ainda não participou de competições internacionais conhecer antecipadamente o que encontrará no exterior. Essa é uma piscina completa, a exemplo dos blocos de natação – os mesmos encontrados em competições internacionais -, sem falar que estamos ao nível do mar. Tudo isso só favorece a competição”.

Por razão do Brasileiro de Natação servir de seletiva para competições internacionais em 2015, como o V Mundial Júnior, em Cingapura, de 1º a 6 de setembro, as condições do novo Parque Aquático favorecem a obtenção de índices, afirma Rômulo Noronha de Albuquerque, coordenador de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

“Além do aporte científico oferecido pelos clubes, com médicos, psicólogos e nutricionistas, sabemos que é fundamental contarmos com uma infraestrutura moderna, como a da Unisanta, que também é referência na formação e revelação de grandes atletas, a exemplo de Matheus Santana – recordista mundial Júnior – e Felipe Ribeiro – Prêmio Brasil Olímpico 2012”.

Pisos – Todos os pisos ao redor da piscina e juntos às arquibancadas, às balizas e do lado oposto foram refeitos com pedra mineira, conforme as especificações exigidas para esse tipo de obra e quanto à acessibilidade. As arquibancadas, locadas para o evento, com capacidade para 1.500 pessoas, receberam nova concretagem.

A reforma geral incluiu aumento da área junto às balizas, permitindo maior espaço no fundo, visibilidade e conforto aos atletas, inclusive quanto ao pódio. Essas obras refletem, mais uma vez, a política de apoio aos esportes implementada pela família Teixeira desde a fundação do Complexo Educacional Santa Cecília, em 1961.

“Essa preocupação, que nasceu com o incentivo à natação e as primeiras escolinhas de esportes – em 1975, a Unisanta competiu pela primeira vez no exterior – torna-se cada vez mais sólida”, explica Teixeira.

“Além de ser a primeira força universitária da natação brasileira, no Top Five do País, a Universidade é a única da região credenciada pelo COB para receber atletas visando treinos aos Jogos Olímpicos. Ao mesmo tempo, seu Projeto Olímpico prepara atletas de alto nível, para diversas modalidades esportivas, nacionais e internacionais. E o esporte tem se destacado como uma das ferramentas de apoio ao ensino, complementando-o de maneira eficiente para uma educação integral, eficiente para o mercado de trabalho e solidária ao próximo.”

A supervisora do Departamento de Natação da Unisanta, Rosa do Carmo José, ressalta que a reformulação do Parque Aquático já estava prevista mesmo antes de ser definido o local de realização do Campeonato Brasileiro. “Essa é a filosofia da Universidade Santa Cecília, aliar educação e esporte, formando profissionais de sucesso e cidadãos preparados para os desafios da vida”.

Pioneirismo

A Unisanta inova mais uma vez, pois também foi a primeira do País a oferecer piscina olímpica aquecida e cobertura retrátil, inauguradas pelo então ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, e o campeão olímpico de natação, Gustavo Borges, em outubro de 1996. Naquela oportunidade, houve um revezamento nado livre para marcar a inauguração, com a presença de Gustavo Borges e os então atletas da Unisanta: Hugo Duprée, Lúcia Rosiane Santos e David Castro.

No primeiro semestre daquele mesmo ano, a piscina da Unisanta recebeu o Campeonato Paulista de Verão Petiz, que também convidou para um revezamento simbólico renomados atletas para abrilhantar o evento. Participaram Gustavo Borges, Ricardo Prado, Tetsuo Okamoto e Manoel dos Santos, todos nadadores olímpicos.

Dezoito anos depois da inauguração, Gustavo Borges retorna à piscina da Unisanta, desta vez acompanhando o seu filho, Luiz Gustavo, que está competindo no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação. “Em termos de natação, a estrutura é muito boa, e possibilitará evoluções e resultados fantásticos. Estou muito feliz pela renovação e o investimento. É gostoso ver pessoas que investem no esporte e na educação”, afirmou o ex-atleta, que mais uma vez participou de um momento marcante na história da natação da instituição.