natO nadador Felipe Bouças, da equipe da Unisanta,  é o novo campeão mundial escolar dos 50m livre, após conquistar medalha de ouro no Campeonato Mundial Escolar de Natação 2013 – World Schools Championship Swimming (ISF Swim-Cup), em Israel.

Doze nadadores da Unisanta são os únicos representantes do Brasil na competição.

Felipe, que, em 2011, foi Campeão brasileiro Juvenil I de Inverno e Vice-Campeão Brasileiro Juvenil I de Verão nos 50m livre, cravou a marca de 24s24 na tarde desta terça-feira (9/4).

A World Schools Championship Swimming é uma das mais importantes competições internacionais de natação escolar, que, neste ano, acontece na cidade de Herzliya, em Israel.

Os alunos foram classificados para todas as finais que serão realizadas na tarde desta quarta-feira (10/4) – último dia de competição: 100m borboleta, 50m costas, 200m individual medley, 50m livre, 100m peito e revezamento 4×50 Medley.

O mundial reúne onze países, incluindo o Brasil, e terá a participação dos melhores atletas estudantis do planeta com idades entre 14 e 17 anos em uma disputa que decidirá qual o país deterá o título de melhor equipe escolar de natação do mundo.

Os atletas da Unisanta representam o Brasil através da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e foram indicados pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp) devido às marcas obtidas durante competições regionais e nacionais no ano passado, como o Campeonato Estadual Escolar de Modalidades Olímpicas.

No total, 12 atletas brasileiros participam da competição, sendo seis pela equipe masculina e o mesmo número pela equipe feminina. Do grupo masculino: Leonardo Monteiro Silva, Vinicius Marques Pedroso, Bruno Lopes Coelho, Matheus Requena Escobar, Felipe Bouças Araújo, Matheus Martins Alcântara. No feminino estão Cássia de Almeida Brito, Paula Ornelas Phillips, Marcela Cardoso dos Santos, Beatriz Bullo Silva, Karoline Manhani e Laura Gonçalves Ayres.

A delegação conta ainda com a treinadora Maressa D’Paula Nogueira e é chefiada pelo professor José Medalha, diretor de relações internacionais da CBDE.

O campeonato Mundial é organizado pelo Ministério da Educação de Israel em parceria com a Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF). Além do Brasil, equipes de países como China, França, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica também estão presentes.