Gerenciar a imagem de Neymar Jr, atleta com maior potencial de marketing do mundo*, é a função do jornalista Eduardo Musa Costa Bravo, que contou os bastidores desta experiência em palestra ministrada aos alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na última quarta-feira (3/4).
O santista, de 38 anos, iniciou seu vínculo com o Santos FC em 2009, quando passou a integrar o departamento de Marketing do Clube, onde assumiu a área de comercialização de patrocínios. Já em 2010, o Clube arrecadou 200% a mais que o realizado em 2009 nesse setor. Em janeiro de 2010, foi um dos responsáveis pela elaboração e negociação do retorno do atacante Robinho com custo zero ao clube. Em agosto, também em conjunto com o departamento, elaborou o “Projeto Neymar”, responsável direto pela permanência do jogador no Clube, mesmo diante da proposta do Chelsea.
Um dos fatos que Eduardo contou logo no início da palestra foi que assumiu a função de gestor da imagem do Neymar no dia 15 de setembro de 2010, horas antes da discussão que o atleta teve com o técnico Dorival Júnior, durante a partida contra o Atlético-GO, na Vila Belmiro. Assim, todo o planejamento para refazer a imagem do atleta foi interrompido, e o gerenciamento da crise foi a prioridade.
Entre as funções de Duda, como é conhecido, está a definição da agenda de Neymar, que tem como base os horários de treinos, jogos e viagens do Santos e da Seleção. “Primeiro encaixamos o tempo de descanso, que é primordial para carreira de um atleta, para depois agendarmos os compromissos de marketing. Recebo cerca 150 e-mails por dia, com solicitações de empresas, imprensa, entre outros”.
Mais sobre o palestrante – Eduardo Musa formou-se em Jornalismo em 1995. Atuou por 6 anos (1992-1997) na área comercial do SBT e logo depois fundou sua própria empresa de comunicação, a General Sistema de Comunicação.
Mais sobre o curso – O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing da Unisanta tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar no campo da Gestão, Comunicação Integrada e Marketing, com a capacidade de refletir e de analisar as principais práticas profissionais da área de Comunicação e afins.
O pós-graduado terá capacidade de desenvolver competências e habilidades para trabalhar com gestão de pessoas, nas empresas. O público-alvo são profissionais que estejam interessados em compreender as atividades das comunicações empresarial e institucional, como: relações públicas, publicitários, cineastas, profissionais de TV e rádio, assessoria de comunicação ou imprensa, administradores ou áreas afins.
Informações sobre este e outros cursos na Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta, Rua Cesário Mota, 24, Boqueirão – Santos. Informações: (13) 3202.7104 ou www.unisanta.br/posgraduacao
*Dados da revista inglesa SportsPro, especialista em negócios do esporte (2012)