Gerenciar a imagem de Neymar Jr, atleta com maior potencial de marketing do mundo*, é a função do jornalista Eduardo Musa Costa Bravo, que contou os bastidores desta experiência em palestra ministrada aos alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na última quarta-feira (3/4).

O santista, de 38 anos, iniciou seu vínculo com o Santos FC em 2009, quando passou a integrar o departamento de Marketing do Clube, onde assumiu a área de comercialização de patrocínios. Já em 2010, o Clube arrecadou 200% a mais que o realizado em 2009 nesse setor. Em janeiro de 2010, foi um dos responsáveis pela elaboração e negociação do retorno do atacante Robinho com custo zero ao clube. Em agosto, também em conjunto com o departamento, elaborou o “Projeto Neymar”, responsável direto pela permanência do jogador no Clube, mesmo diante da proposta do Chelsea.

Um dos fatos que Eduardo contou logo no início da palestra foi que assumiu função de gestor da imagem do  Neymar no dia 15 de setembro de 2010, horas antes da discussão que o atleta teve com o técnico Dorival Júnior, durante a partida contra o Atlético-GO, na Vila Belmiro. Assim, todo o planejamento para refazer a imagem do atleta foi interrompido, e o gerenciamento da crise foi a prioridade.

Entre as funções de Duda, como é conhecido, está a definição da agenda de Neymar, que tem como base os horários de treinos, jogos e viagens do Santos e da Seleção. “Primeiro encaixamos o tempo de descanso, que é primordial para carreira de um atleta, para depois agendarmos os compromissos de marketing. Recebo cerca 150 e-mails por dia, com solicitações de empresas, imprensa, entre outros”.

Mais sobre o palestrante – Eduardo Musa formou-se em Jornalismo em 1995. Atuou por 6 anos (1992-1997) na área comercial do SBT e logo depois fundou sua própria empresa de comunicação, a General Sistema de Comunicação.

Mais sobre o curso – O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing da Unisanta tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar no campo da Gestão, Comunicação Integrada e Marketing, com a capacidade de refletir e de analisar as principais práticas profissionais da área de Comunicação e afins.

O pós-graduado terá capacidade de desenvolver competências e habilidades para trabalhar com gestão de pessoas, nas empresas. O público-alvo são profissionais que estejam interessados em compreender as atividades das comunicações empresarial e institucional, como: relações públicas, publicitários, cineastas, profissionais de TV e rádio, assessoria de comunicação ou imprensa, administradores ou áreas afins.

Informações sobre este e outros cursos na Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta, Rua Cesário Mota, 24, Boqueirão – Santos. Informações: (13) 3202.7104 ou www.unisanta.br/posgraduacao

*Dados da revista inglesa SportsPro, especialista em negócios do esporte (2012)