Matheus Santana e Felipe Ribeiro de Souza, atletas da Unisanta e do Colégio Santa Cecília.

Matheus Santana, Felipe Ribeiro de Souza e Felipe Ramos da Silva garantiram sete medalhas para o Brasil no Multinations Swimming Meet, disputado nos últimos dias 6 e 7 de abril, na Polônia e na Ucrânia. Integrantes da nova geração da Seleção Brasileira e representantes da Unisanta e do Colégio Santa Cecília, os atletas foram convocados para o campeonato devido aos desempenhos obtidos em competições anteriores.

Em Poznam, na Polônia, Felipe Ribeiro de Souza conquistou três medalhas de ouro no Multinations Youth Swimming Meet (que envolve nascidos em 97/98 – masculino e em 99/2000 – feminino). O atleta foi campeão e recordista nos 200 metros livre, completando o percurso em 1min53s66. “Esse tempo deixa o nadador bem próximo da vaga desta prova para o Mundial Junior que será realizado em Dubai e quase garante também a vaga no revezamento 4×200 livre na equipe brasileira”, afirmou Márcio Latuf, técnico de natação da Unisanta.

Felipe Ribeiro de Souza levou mais dois ouros nos revezamentos 4×100 e 4×200 livre. Seu xará, Felipe Ramos da Silva também competiu pela Seleção Brasileira na Polônia e garantiu o 1º lugar no revezamento 4×100 medley.

Matheus Santana participou do Multinations Júnior Swimming Meet (nascidos em 95/96 – masculino e em 97/98 feminino), realizado em Kiev, na Ucrânia, e obteve três medalhas de prata, nos 100 metros livre, com o tempo de 51s44, no revezamento 4×100 4 estilos e no 4×100 livre.

Outros campeonatos – Felipe Ribeiro de Souza conquistou três medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, realizado em março, no Chile. Em 2012 ganhou o Prêmio Brasil Olímpico como Melhor Atleta das Olimpíadas Escolares.

Felipe Ramos da Silva é o atual campeão brasileiro de Inverno e Verão das provas de 100m e 200m peito.

Promessa nas Olimpíadas de 2016, Matheus Santana é chamado de “o novo Cielo”. O nadador também brilhou no Sul-America do Chile, com três medalhas de ouro e uma de bronze. Em uma das provas, a do revezamento 4x100m medley (juv. B), ele levou a seleção brasileira a quebrar o recorde de campeonato, com 3m46s57.

Santana é uma das mais novas contratações da natação Unisanta e veio do Rio de Janeiro atraído pelas condições oferecidas pela Universidade. “Eu estava procurando um local em que eu tivesse estrutura e tranquilidade para fazer um bom trabalho, com um bom treinador e uma boa preparação física e encontrei isso no Santa.”