Quinto melhor do mundo e terceiro do Brasil na categoria, Carlos Farrenberg tenta sua primeira medalha no torneio

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) divulgou, na última quarta-feira (20), a convocação de Carlos Farrenberg, nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, integrando a Seleção Brasileira Permanente de Para-Natação. Farremberg competirá nas provas de 50 e 100 metros livre (categoria S13 – baixa visão), nos dias 1º e 2 de setembro.

O atleta, que perdeu cerca de 80% da visão, devido ao contágio por toxoplasmose durante a gestação, vivia a expectativa da convocação desde o ano passado, quando venceu os 50m e 100m livre no Parapan-Americano de 2011, disputado no México.

Apesar de positiva, a notícia não pegou muita gente de surpresa. Muito pelo contrário. Os índices obtidos por Farrenberg já o apontavam como o único nadador da Baixada Santista com chances de representar o Brasil nas Paralimpíadas. Aos 32 anos, o para-atleta já integra a Seleção Permanente desde 2005, recebendo treinamentos e acompanhamento contínuo.

Essa será a segunda participação dele nas Paraolimpíadas. A primeira foi em 2008, em Pequim, quando ficou em quarto lugar nos 50 metros livre e quinto nos 100 e 400 metros livre.

Quinto melhor nadador paraolímpico do mundo e o terceiro do Brasil, Farrenberg – ou Carlão, como é conhecido devido a seus 1,95 metros de altura e mais de dois metros de envergadura – quase não pôde vivenciar este momento. Sua autocrítica exacerbada e a não aceitação dos próprios resultados fez com que ele desistisse da promissora carreira aos 14 anos, mesmo já com vários títulos no currículo. “Achava que treinava demais e não obtinha os resultados que eu deveria obter”, justifica.

Superação – Mas este aspecto mudou em 2001, quando decidiu se matricular na Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp). Antes de se inscrever, ele já havia voltado a treinar, mas sem uma regularidade. O curso proporcionou a ele uma nova esperança em participar do esporte paraolímpico, devolvendo a confiança em sua capacidade. “Cheguei a fazer seletiva para Atenas, fui meio pretensioso. Claro que não consegui, mas comecei a ver tudo acontecer e continuei”. Farrenberg se formou em 2006.

Há oito anos acompanhando Carlão na Unisanta, o técnico Renato Bartholo acredita que esse é o momento de Farrenberg. “Ele está em melhor condição física e mais maduro. Depois de Pequim, iniciou um trabalho com nutricionista, no qual chegou a perder 8 kg de gordura e ganhou quase o mesmo em massa magra (músculos). Também começou a fazer Pilates, como complementação dos exercícios físicos, além de aumentar a carga de treinamento”.

Carlão também está confiante e não quer apenas participar das Paralimpíadas, quer subir no pódio. “É a realização do maior sonho de um atleta. Quero trazer medalha de Londres e, além disso, estar nas Paralimpíadas do Rio 2016”.

Cronograma – No dia 25/6, Carlão irá para Alemanha, onde participa do Aberto Alemão de Natação Paralímpica, última competição internacional antes das Paralimpíadas. Em julho, no dia 10, ele representa a cidade de Santos nos Jogos Regionais 2012, em Santo André, e nos dias 14 e 15/7 estará no Campeonato Brasileiro de Natação (2ª etapa nacional).
Depois segue para a Espanha, onde fará um treinamento de aclimatação durante três semanas, seguindo para Manchester, sede da Seleção Brasileira nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres.

Equipe Unisanta em Londres – Além de Farrenberg, a Unisanta será representada nas Olimpíadas de Londres pelos atletas Lígia Silva (Tênis de Mesa), Lucas Maciel (Tênis de Mesa – Paraolimpíadas)e Rafael Cabral (goleiro da Seleção Brasileira de Futebol), ambos ex-alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), e pelo também aluno da Fefesp, Bruno Mendonça (Judô).

Por Rafael Moreira / Christian Miranda