A Ranking Universitário Folha de S. Paulo – RUF 2023 atesta o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) como o melhor da Baixada entre universidades públicas e privadas e entre os dez melhores particulares do país e do estado de São Paulo.

A Unisanta também foi classificada como a melhor do estado de São Paulo em Inovação e entre as 6 melhores particulares do país. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, feita pela Folha desde 2012. Foram 203 universidades examinadas, a partir de cinco indicadores: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

A Inovação é medida pelo total de pedidos de patentes e a porcentagem de estudos em parceria com o setor produtivo. Neste item, a Unisanta ficou 11 posições acima da segunda colocada da região e 19 posições a mais do que a terceira.

Sobre a Engenharia Elétrica Unisanta – O curso de Engenharia Elétrica (bacharelado) é destaque ainda entre os cursos da Universidade Santa Cecília, recebendo, recentemente, 4 estrelas (escala 1 a 5) no Guia da Faculdade, avaliação realizada em parceria entre a Quero Educação e o Jornal O Estado de S. Paulo.

Sintonizado com a inserção de novas tecnologias nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, o curso conta com a melhor infraestrutura na área de Engenharia e Tecnologia da região e está pronto para preparar seus alunos para o mercado de trabalho.

A Instituição oferece convênios e intercâmbios com empresas tomadoras de tecnologias, concessionárias de energia elétrica, institutos de pesquisa e outras universidades do Brasil e do exterior.

A integração dos alunos com o mercado ocorre também pela possibilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento para as concessionárias de energia elétrica sob a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), envolvendo alunos e ex-alunos da Unisanta.

Com uma nova grade curricular voltada para a indústria 4.0, os alunos contam com aulas práticas desde o 1.º ano de curso e também com o Método de Aula Invertida, incentivando a participação dinâmica do aluno para a criação de protótipos em classe, atendendo, assim, ao mais atualizado ensino de Engenharia.

O curso também compõe o Núcleo de Pesquisas Eletrônicas da Universidade e os grupos de Lógica Paraconsistente Aplicada em Sistemas Inteligentes e em Automação e Robótica, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conta com projetos aprovados no Centro de Tecnologia e Inovação da Baixada Santista (Parque Tecnológico de Santos) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entre outros concursos e desafios. Um dos últimos foi o da equipe Santa Games, formada por graduandos e ex-alunos do curso, que venceram o Hackathon Unisys-Senai de segurança digital.

Os laboratórios disponibilizam equipamentos para simulação real de usinas geradoras, relés digitais de última geração e sistemas de automação e controle de máquinas elétricas.

O InovFabLab, laboratório de inovação da Unisanta, faz parte do Complexo de Laboratórios da Universidade, que atende às exigências da indústria 4.0, a quarta revolução industrial que está para chegar, de um mundo conectado à inteligência artificial e a outras conquistas tecnológicas. Esse laboratório foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, os chamados laboratórios de inovação.

Confira o depoimento do nosso ex-aluno:https://noticias.unisanta.br/talentos/soudosanta-americo-ferreira-engenharia-eletrica