O francês Romain Beraud venceu a 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi, seguido pelos italianos Federico Vanelli (Itália), em segundo, e Simone Ruffini , em terceiro. A norte-americana Emily Brunemann foi a grande surpresa, ao chegar em primeiro, por volta das 12h07, na praia de Aparecida, após uma prova brilhante.

No feminino, integraram ainda o pódio: em segundo, Eva Fabian (EUA) e, em terceiro, Rachele Brum (Itália). Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha foram as brasileiras classificadas para o mundial de Barcelona, enquanto, no masculino, os classificados foram: Allan do Carmo e Diogo Villarinho.

Foi uma competição perfeita sob o ponto de vista de organização e desempenho técnico dos melhores nadadores. O bom tempo contribuiu para o sucesso. Mar liso, “de piscina”, temperatura agradável, entre 24 e 26 graus, sem chuva, marcaram a maior parte dos 10 quilômetros. Foi um quadro favorável a todos os competidores, principalmente os europeus. A chuva mais forte predominou só até o começo da competição.

Incidentes
Ocorreram dois únicos incidentes. O japonês Yuto Kobayashi sofreu uma cotovelada durante a prova principal do pelotão masculino e desmaiou. Rapidamente ele foi socorrido pelos oficiais do Corpo de Bombeiros presentes, que retiraram o nadador de dentro do mar. Eles o trouxeram para a ambulância de resgate, na faixa de areia da praia, porém não foi necessário levá-lo ao hospital. E um dos favoritos da prova, o alemão Thomas Lurz, medalha de prata nas Olimpíadas de Londres (2012) e bronze em Pequim (2008), foi desclassificado. Motivo: Lurz se apoiou na vara de alimentação, o que é proibido pela organização da Maratona.

A grande novidade da Maratona foi a utilização de chips em cada nadador, o que permite identificar a posição de cada um deles durante a prova. Para a Diretora de Esportes da Unisanta, Rosa Maria do Carmo, o chip veio para ficar, mas não é absoluto. Outros itens devem ser levados em conta: o que ela chama de plano B, que é o número riscado no corpo do nadador, o plano C, a gravação no momento das chegadas e o plano D, a opinião final dos árbitros.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude do governo de São Paulo, José Auricchio Júnior, deu a largada da competição, às 9h45. Quinze minutos depois, conforme as normas internacionais, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, fez o mesmo para as nadadoras femininas. Auricchio representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O hasteamento das bandeiras do estado, da Fina, da CBDA, dos Correios (patrocinador) e da Unisanta, ocorreu às 8h30. Participaram da cerimônia o secretário de Estado, Auricchio Junior, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o delegado técnico da Maratona e representante da Fina, Zouheir Monfit, o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, o representante dos Correios, João Bosco de Morais e, pela alta direção da Universidade Santa Cecília: a reitora Sílvia Teixeira Penteado, a presidente Lúcia Maria Teixeira Furlani e o pró-reitor administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, elogiou o trabalho da Universidade Santa Cecília (Unisanta), visando incentivar o esporte em geral e, especialmente, em relação à Maratona Aquática Internacional, que reverencia a memória da ex-nadadora Renata Agondi. Por meio da organização da prova, Santos está dando um exemplo para o mundo, disse, lembrando as próximas competições de expressão mundial, como os Jogos Olímpicos e a Copa de futebol. “Estamos na década dos esportes”.

O Secretário de Esportes do Estado, José Auricchio Júnior, enalteceu a importância de parcerias com a iniciativa privada, como a ocorre com a Maratona Aquática Internacional de Santos. “A família Teixeira (Sílvia, Lúcia e Marcelo) dá o exemplo, engrandecendo o esporte”, afirmou. “Esta prova, voltada para o mundo inteiro, traz a marca da família Teixeira”.

A maratona mais importante
A maratona Fina/Unisanta é a mais importante de todas, pois 17 países procuram em Santos marcar pontos e aqui verificar a organização e as condições de segurança, consideradas exemplares. A afirmação é do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes. Ele destacou o trabalho de Marcelo Teixeira, “alma e corpo da competição”, e a participação das irmãs Sílvia e Lúcia no apoio ao esporte. “A Fina e a CBDA apoiam a estrutura nota 10, o padrão Santa Cecília”, finalizou Coaracy.

Marcelo Teixeira agradeceu a presença e a compreensão das autoridades, que deram respaldo ao trabalho da Unisanta, da Fina e da CBDA. Lembrou o desempenho da saudosa Renata Agondi, que tem inspirado tantos atletas, assim como o projeto de incentivo aos esportes da Unisanta, especialmente na natação.

Para a profa. dra Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Unisanta, a prova é uma grande festa, para comemorar o aniversário da Cidade. “A Maratona Aquática Internacional de Santos-Unisanta /Troféu Renata Agondi foi elogiada pela FINA como a mais importante competição de maratonas aquáticas. Reúne os melhores do mundo, o que comprova o alto nível técnico da prova. A grandeza desta competição reflete um trabalho do Complexo Santa Cecília na formação esportiva de alto rendimento, que começa da categoria de base em várias modalidades desportivas, projetando a cidade e o País, como hoje”, declarou a presidente da Universidade.

A Reitora, Sílvia Teixeira Penteado, citou a participação dos alunos da Educação Física, Fisioterapia e Comunicação da Unisanta, que contribuem para organização da prova. Elogiou a “brilhante cobertura” da Santa Cecília TV e do SantaPortal, que trasmitem a prova ao vivo, na íntegra. “É importante a realização de parcerias entre os poderes públicos e empresas privadas para se atingir um nível internacional. ”, disse. “Esse reconhecimento de muitas décadas de trabalho colocam a Unisanta ao lado de tantos parceiros, como um polo de formação de atletas e de estrutura para sediar um evento deste porte”.

Sobre a Maratona

A 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi integrou as comemorações do aniversário de 467 anos da cidade de Santos. A Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta – Troféu Renata Agondi é patrocinada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), com chancela da Fina e da CBDA. A Prefeitura Municipal de Santos, os Correios, o Bradesco, a Sadia e a Speedo estão entre os apoiadores do evento.

A prova contou com um recorde de medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais inscritos, com a participação geral de 49 homens (12 brasileiros) e 36 mulheres (seis mulheres). Os 14 países participantes em Santos este ano foram: Alemanha, Brasil, Canadá, EUA, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Rússia e Ucrânia. Hungria e Japão participaram pela primeira vez.

Provas restantes da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2013
2 de fevereiro – Viedma – Argentina / 1º de março – Eilat – Israel / 13 de abril – Cancún – México / 25 de julho – Lac. St-Jean – Canadá / 10 de agosto – Lac Megantic – Canadá / 6 de outubro – Hong Kong / 13 de outubro – Shantou – China

Resultado oficial – divulgado pela FINA:

Masculino

Feminino

 

Confira a cobertura completa em: http://www.facebook.com/universidadesantacecilia

 

 

 

 

 

ITS_9457

 

 

 

 

 

IMG_7446

 

Veja mais fotos em nossa Fan Page:

Maratona Aquática Internacional de Santos / Unisanta – Troféu Renata Agondi – Melhores Momentos / Fotos Nicole Siqueira

Grandes Momentos no mar – Maratona Aquática / Unisanta – Fotos Ivan Storti