Cerca de 100 atletas inscritos terão a temperatura ideal para esse tipo de prova, entre 24 e 26 graus, conforme a previsão, além de marés favoráveis e chuvas ocasionais. Congresso técnico reuniu delegações e  representantes da Fina, para expor os recursos de segurança e de alimentação aos nadadores.

A temperatura do ar prevista para os nadadores da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta – será ideal, entre 24  26 graus. Poderá chover, mas sem ventos fortes, e a última volta ocorrerá com marés favoráveis aos atletas. Esse foi um dos comunicados dados na manhã deste sábado (26) durante o Congresso Técnico realizado pelos organizadores da 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2013.

Se chover forte, e houver riscos à segurança dos nadadores, eles serão removidos rapidamente por meio de lanchas, explicou o Diretor da Geral da Prova, Igor de Souza. Mas as previsões quanto à temperatura ideal e as marés favoráveis animaram os atletas e seus técnicos.

Em um percurso retangular, como o da Maratona deste domingo, os atletas enfrentam marés vazantes e marés enchentes. Se no ano passado o predomínio foi de marés vazantes, desta vez será o de enchentes, e favoráveis aos nadadores na última volta, permitindo braçadas mais rápidas. A largada será às 9 horas, na praia de Aparecida, Santos.

Referência de segurança

Marcelo Teixeira, presidente da Comissão Organizadora da Maratona e Pró-Reitor da Universidade Santa Cecília (Unisanta),   referiu-se à elite da natação mundial presente à 7ª Maratona, e ao prestígio internacional da organização e à segurança desta primeira etapa da Maratona Internacional realizada em Santos. Experiência elogiada pela Fina e por delegações estrangeiras, que costumam vir à Universidade Santa Cecília (Unisanta) para conhecer a estrutura oferecida.

O incentivo aos novos talentos foi outro tema abordado por Teixeira. A Unisanta tem como objetivo motivar crianças e jovens nas principais categorias esportivas, e a natação é uma delas. O Complexo Educacional Santa Cecília é a maior força universitária de natação no País. Há décadas organiza competições em mar e piscina. No mar, começou com a organização de travessias do canal a nado, no estuário de Santos, passando depois às competições que levaram o nome da saudosa nadadora Renata Agondi, que acabou sendo homenageada na primeira etapado circuito mundial da Fina.

Nesta maratona, a Unisanta estará representada por Luís Rogério Arapiraca, Victor  Colonesi e Vitor Simões.

Além dos inscritos na competição mundial, cerca de 1.500 nadadores nacionais participam das três provas paralelas no mesmo local da Maratona. Duas provas são neste sábado, a partir das 13 horas, de 4 e 2 quilômetros,  e uma,  de um quilômetro, ocorrerá neste domingo, com largada às 7 horas.

Participar de um evento como esse, ao lado de nadadores da elite mundial, é mais um meio de incentivo aos estão começando e sonham equiparar-se aos melhores da natação em águas abertas, disse Marcelo Teixeira.

O Congresso Técnico, realizado no Bloco E da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, foi aberto por Marcelo Teixeira Ele deu as boas-vindas ao público presente – cerca de  200 pessoas, explicando que o evento faz parte das comemorações dos 467 anos de Santos.

Integraram a mesa, além de Marcelo Teixeira, os representantes da Fina: senhores Saul Marks, do Controle de Doping, Andrea Prayer, Delegado de Segurança e  Zouheir Monfit, Delegado Técnico. Estava ainda presente Christiane Franzeres, árbitra da Fina e intérprete, que representou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).