O projeto visa dar subsídios ao usuário final em tomadas de decisão que, ao final do mês, poderão reduzir de forma significativa o valor da sua fatura mensal, através de gráficos, relatórios de tendência e alarmes, além de mostrar a necessidade de se efetuar manutenções preventivas, corretivas e/ou substituição dos equipamentos monitorados

Em tempos de crise energética, maior incidência da cobrança de energia elétrica pela bandeira vermelha (tarifa mais alta do quilowatt-hora kWh consumido), oferta e procura de produtos eletroeletrônicos, além da instabilidade econômica pela qual atravessa o País, nada melhor que poder controlar na palma da mão, pelo celular, o quanto gastamos em energia elétrica dentro de nossas residências ou estabelecimento comercial.

Diante desse cenário, formandos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolveram um dispositivo que mede a energia consumida por aparelhos e envia por bluetooth (sistema de troca de dados entre dispositivos através de frequência de rádio) as informações de consumo para um aplicativo criado para smartphone (Sistema Operacional Google Android®).

Dessa forma, o consumidor acompanha instantaneamente o valor a ser cobrado, indicado em reais, conforme o tempo de uso do aparelho.

O aplicativo criado mostra o custo do consumo de energia dos aparelhos quando ficam ligados durante o período de uma hora, um dia, por semana ou ao mês.

Outra novidade é que o usuário pode selecionar no aplicativo o tipo de bandeira vigente no momento (verde, amarela ou vermelha) e, assim, obter o valor correto que terá que pagar pelo uso de um determinado aparelho.

O grupo explica que dispositivos similares são encontrados no mercado mas não com essa inovação, o envio via bluetooth para um aplicativo.

Basta colocar o dispositivo produzido pelos futuros engenheiros entre a tomada e o aparelho a ser usado para começar a visualizar no celular o quanto se está gastando em reais, sem a necessidade de se fazer cálculos, comentam os universitários.

Mesmo não sendo da área de Tecnologia da Informação, os estudantes encararam o desafio de, além de criar o dispositivo, desenvolver um aplicativo que recebesse os dados de consumo sem a utilização de fios e/ou cabos.

A invenção foi batizada de Sigecel – Sistema de Gerenciamento de Consumo de Energia Elétrica e foi desenvolvida por Carlos da Silva, Erivaldo Carlos da Silva, Ricardo Silva Rocha e Vladimir Lima Júnior, com orientação do professor Alexandre Shozo Onuki.

O grupo levou oito meses entre pesquisa e desenvolvimento e não descarta a possibilidade de obter a patente da invenção, com auxílio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unisanta (NIT), que presta assessoria na elaboração de patentes e registros de softwares.

Uso consciente – O acesso às informações é um dos fatores que pode contribuir para um consumo consciente da energia elétrica. Ao utilizar o dispositivo e o aplicativo criados, o consumidor pode ainda comparar o consumo do mesmo eletroeletrônico, por exemplo, usado por seu vizinho. Com isso, poderá descobrir possíveis falhas no consumo de energia de seus aparelhos ou até detectar problemas na rede elétrica de sua residência.

“Nossa ideia é que no futuro, com o uso dessa invenção, as pessoas possam trocar informações através das redes sociais, em busca do consumo consciente da energia elétrica”, comentam os universitários.

Neorama – O projeto, elaborado pelo grupo como Trabalho de Conclusão do curso de Engenharia Elétrica na Unisanta, foi um dos premiados no Concurso Neorama –  categoria Universitário Inovador. O Neorama é uma iniciativa voltada ao incentivo da cultura empreendedora entre jovens, promovido anualmente pela prefeitura e o Parque Tecnológico de Santos.