Está em alta a carreira de profissionais de TI, principalmente de analistas na área, o que é suprido pelos cursos de Sistemas de Informação. O da Unisanta é um dos mais conceituados da área.

Em 2022, portanto em menos de dez anos, o Brasil pode vir a apresentar um déficit de cerca de 400 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI). A previsão é da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que já em 2012 indicava a falta de 50 mil profissionais de TI no País.

Diante desse cenário da falta de candidatos que dominem tecnologia e programação de computadores, e da sobra de vagas no mercado de trabalho, a carreira do profissional de Tecnologia da Informação está em alta.

Quem gosta dessa área, mas ainda está em dúvida quanto à escolha da carreira profissional, aqui vão duas boas notícias. Ao concluir o curso superior de Sistemas de Informação, por exemplo, pode-se dizer que, praticamente, o emprego é garantido. Outra boa razão para ingressar nesse mundo tecnológico é que a média salarial está entre R$ 8 mil a R$ 10 mil.

De acordo com o coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Antonio Guerra, várias razões justificam a crescente expansão do mercado de TI. “A popularização da Internet, o constante avanço tecnológico e a necessidade cada vez maior de informatização para manter a competitividade das empresas no mercado são alguns fatores que demonstram a importância do profissional de TI”.

O campo de atuação, acrescenta Guerra, é muito amplo. O bacharel em Sistemas de Informação estará apto a criar sistemas, sendo capaz de desenvolver, implantar e gerenciar projetos na área de TI, administrar redes de computadores, montar e gerenciar bancos de dados, segurança de dados e elaborar jogos e sites na internet de forma profissional.
Existem cursos no mercado, mais rápidos e específicos em determinadas áreas de atuação, que formam os tecnólogos. Porém, o bacharel recebe uma formação mais ampla, podendo atuar em qualquer área da TI, além de estar habilitado a participar de concursos e cursos de pós-graduação para aprimoramento dos estudos, sem ter que fazer outro curso de graduação, conclui o coordenador.

Diferenciais do Curso de Sistemas de Informação da Unisanta

• Mais de 90% dos alunos do último ano fazem estágio ou já trabalham no setor de T.I., em grandes empresas da Baixada Santista e da Capital. Muitos ex-alunos atuam fora do País (Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, etc.).
• Laboratórios em rede e biblioteca com o melhor acervo da área. Convênios com empresas como Microsoft, IBM e Oracle, entre outras, que preparam os alunos para a obtenção de certificações exigidas no mercado.
• Prêmios em congressos como o Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC e o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica – COBRIC.
• Contato com a realidade do mercado de trabalho por meio de palestras, seminários e minicursos com empresas de tecnologia de ponta.
• O aluno da Unisanta aprende a ser um profissional competente e também empreendedor, capaz de se manter e de gerar oportunidades de emprego. Muitos projetos que passaram pela Incubadora de Empresas de Santos foram de alunos e ex-alunos do Curso.
• Incentivo à produção de Trabalhos de Conclusão de Curso com potencial inovador, tecnológico e tendências empreendedoras, o que vem despertando o interesse comercial de empresas.