Sabrina Borotto Vieira, aluna do 5º ano de Engenharia Civil premiada no Conic

Alunos de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) são os vencedores na área de Engenharias e Tecnologias, do 13º Congresso de Iniciação Científica (CONIC), realizado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

Sabrina Borotto Vieira e Felipe Siqueira Mendes, estudantes do 5º ano, foram premiados com o trabalho Avaliação da qualidade de águas pluviais para fins não potáveis na Baixada Santista, que teve orientação do docente João Guedes Neto. A dupla pesquisou a qualidade do aproveitamento de água de chuva, em estabelecimentos comerciais da Baixada Santista considerando: tipo de material de captação, processos de tratamento, armazenamento, destinação final e comparar com as Normas vigentes no País.

Com o trabalho,  eles chegaram às seguintes conclusões:   com a implantação de Leis Municipais para controle de enchentes, o aproveitamento da água de chuva para fins não portáveis acaba se tornando viável; para melhor qualidade da água, é necessário o descarte do 1mm de chuva; sem um pré -tratamento adequado, com filtragem e cloração, a água de chuva não condiz com as Normas, mesmo para fins não  potáveis; há a necessidade de haver um responsável pelo bom funcionamento do sistema. E isso, na região da Baixada Santista, é completamente viável a implantação do sistema, por ter a região um índice pluviométrico alto, o que garante o abastecimento o ano todo.

Eles concorreram com outros 188 trabalhos da Subárea Engenharias (trabalhos em andamento). O congresso teve a apresentação de 787 projetos nas quatro sessões, sendo 351 em forma de painéis e 436 em salas de aula.

Os projetos foram distribuídos em cinco áreas: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias e Tecnologias. Os ganhadores de cada um das cinco categorias foram premiados com cheques de R$ 1 mil nos trabalhos “em andamento” e R$ 2 mil nos trabalhos “concluídos”.

Outras premiações – Com o mesmo trabalho, Sabrina e Felipe conquistaram o 2º lugar da categoria Engenharias no V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC). O evento foi realizado na Unisanta, no último dia 12 de novembro.  Na oportunidade, eles receberam certificado de mérito.