Saída da delegação santista acontece neste domingo (dia 29), às 9 horas, na porta da Universidade Santa Cecilia (Rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos)

A equipe de natação da Universidade Santa Cecilia (Unisanta) viaja neste domingo, às 9 horas, para o Rio de Janeiro (RJ), aonde irá disputar o Troféu Maria Lenk 2017. A competição, uma das mais importantes no calendário nacional, é a última seletiva para os nadadores conquistarem índices para o mundial da modalidade. As provas começam na terça-feira (dia 2) e seguem até o sábado (dia 6), no parque aquático Maria Lenk.

Para esta edição, a Unisanta ampliou sua equipe com reforços de peso, como Joanna Maranhão, Leonardo de Deus, Felipe França, Thiago Simon, Daiene Marçal Dias e Carol Bilich. Completam a delegação outros grandes nomes: Felipe Ribeiro, Matheus Santana, Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Nicholas Santos, Julia Sebastian, Alessandra Marchioro e Leonardo Fim. O treinador Marcio Latuf está confiante.

“A expectativa é grande. Tivemos vários reforços de peso que vão se juntar aos demais nadadores. Estamos com um time coeso e muito forte, com nomes que já disputaram Olimpíadas e mundiais. Um dos objetivos é buscar a segunda colocação”, analisou o treinador. As eliminatórias serão às 9h30 e as finais às 17h30, exceto na sexta-feira e no sábado, que começarão às 19 horas.

Em 2016, a Unisanta ficou em quarto lugar, com dez medalhas conquistadas. Este ano, a delegação terá 29 nadadores. Dentre os destaques já citados, Joanna Maranhão vai buscar recordes sul-americanos, Leonardo de Deus aposta no ouro nos 200m borboleta, Julia Sebastian fez sua melhor marcar recentemente em competição preparatória, Nicholas Santos é a maior expectativa no borboleta e nado livre, e Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Victor Colonese irão brigar por medalhas nas provas de fundo.

A competição também contará com talentos da nova geração. Guilherme Costa é o novo recordista sul-americano dos 1500m livre (15m05s23), tempo obtido em um Regional Infantil a Senior, em São Paulo, no último dia 1º de abril. A disputa dos 1500m também será realizada no sábado (dia 6).

Os melhores do Maria Lenk poderão conquistar vagas para o Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, que será em julho, em Budapeste, na Hungria, e também para o Mundial Junior de Natação, que acontecerá em agosto, em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Time Unisanta no Trófeu Maria Lenk 2016
ALESSANDRA MARCHIORO
ANA MARCELA CUNHA
ANDREA ELIANA BERRINO
CAROLINA BILICH
DAIENE MARÇAL DIAS
GABRIELLE RONCATTO
JOANNA MARANHÃO
ISABEL FAGUNDES
JULIA SEBASTIAN
MARINA NASCIMENTO
PATRICIA PEDROSO NEUMANN
POLIANA OKIMOTO

ANDRÉ LUIZ CALVELO DE SOUZA
CÁSSIO MARTINS LOPES BRITO
FELIPE ALVES FRANÇA DA SILVA
FELIPE RIBEIRO DE SOUZA
GABRIEL ANTONIO ROMANO
GABRIEL CARDENES
GUILHERME COSTA
JOÃO VICTOR PENA
LEONARDO FIM
LEONARDO DE DEUS
LUCAS SANTOS FERREIRA DE SOUZA
MATHEUS SANTANA
NELSON SILVA JUNIOR
NICHOLAS A D DOS SANTOS
RAFAEL LUIZ GOVERNO DE SOUZA
THIAGO SIMON
VICTOR COLONESE

Comissão técnica
Coordenação: Rosa do Carmo
Treinador Chefe: prof. Marcio Latuf
Treinador: Prof. Gerson Luiz Pazian
Biomecânico: José Nilton Pereira
Fisioterapeuta: Keyner Pedreira
Psicólogo: Henrique Ribeiro
Massoterapeuta: Nei Roblis