Saída da delegação santista acontece neste domingo (dia 29), às 9 horas, na porta da Universidade Santa Cecilia (Rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos)

A equipe de natação da Universidade Santa Cecilia (Unisanta) viaja neste domingo, às 9 horas, para o Rio de Janeiro (RJ), aonde irá disputar o Troféu Maria Lenk 2017. A competição, uma das mais importantes no calendário nacional, é a última seletiva para os nadadores conquistarem índices para o mundial da modalidade. As provas começam na terça-feira (dia 2) e seguem até o sábado (dia 6), no parque aquático Maria Lenk.

Para esta edição, a Unisanta ampliou sua equipe com reforços de peso, como Joanna Maranhão, Leonardo de Deus, Felipe França, Thiago Simon, Daiene Marçal Dias e Carol Bilich. Completam a delegação outros grandes nomes: Felipe Ribeiro, Matheus Santana, Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Nicholas Santos, Julia Sebastian, Alessandra Marchioro e Leonardo Fim. O treinador Marcio Latuf está confiante.

“A expectativa é grande. Tivemos vários reforços de peso que vão se juntar aos demais nadadores. Estamos com um time coeso e muito forte, com nomes que já disputaram Olimpíadas e mundiais. Um dos objetivos é buscar a segunda colocação”, analisou o treinador. As eliminatórias serão às 9h30 e as finais às 17h30, exceto na sexta-feira e no sábado, que começarão às 19 horas.

Em 2016, a Unisanta ficou em quarto lugar, com dez medalhas conquistadas. Este ano, a delegação terá 29 nadadores. Dentre os destaques já citados, Joanna Maranhão vai buscar recordes sul-americanos, Leonardo de Deus aposta no ouro nos 200m borboleta, Julia Sebastian fez sua melhor marcar recentemente em competição preparatória, Nicholas Santos é a maior expectativa no borboleta e nado livre, e Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Victor Colonese irão brigar por medalhas nas provas de fundo.

A competição também contará com talentos da nova geração. Guilherme Costa é o novo recordista sul-americano dos 1500m livre (15m05s23), tempo obtido em um Regional Infantil a Senior, em São Paulo, no último dia 1º de abril. A disputa dos 1500m também será realizada no sábado (dia 6).

Os melhores do Maria Lenk poderão conquistar vagas para o Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, que será em julho, em Budapeste, na Hungria, e também para o Mundial Junior de Natação, que acontecerá em agosto, em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Time Unisanta no Trófeu Maria Lenk 2016
ALESSANDRA MARCHIORO