Além da maratona aberta, serão realizadas palestras, workshops e oficinas sobre economia criativa com profissionais da área.

Cidades Criativas será o tema do II Hackathon Unisanta e de outras atividades promovidas pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) no dia 9/11, das 13h às 20h, nos Blocos E e F da instituição. O evento é aberto ao público e contará, além da maratona entre alunos de graduação, com palestras, workshops e oficinas promovidos por profissionais da área sobre economia criativa.

A programação antecipa os debates sobre o tema que será debatido em Santos, em junho de 2020, quando a cidade será sede do Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

II Hackhaton Unisanta – A maratona aberta envolverá alunos de diversos cursos de graduação da Unisanta e de outras instituições e tem como objetivo estimular os alunos a desenvolver soluções digitais para o desenvolvimento da cidade. A competição será realizada das 14h às 17h, no ginásio Laerte Gonçalves da Unisanta.

“O Hackathon será uma maratona destinada exclusivamente a associar a tecnologia para contribuir com a economia sustentável na cidade de Santos, podendo abordar desde problemas de desenvolvimento urbano até promover oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a docente do curso de Engenharia de Computação e Eletrônica da Unisanta, Sabrina Martinez.

Os estudantes serão divididos em grupos e contarão com o auxílio de mentores nas áreas de economia criativa e tecnologia. “Os profissionais discutirão com os grupos desde o complexo urbano, atividades culturais e de infraestrutura social, a fim de contribuir com uma maior fluidez na economia, bem como propor soluções para ajudar na revitalização da cidade e auxiliar na escolha da tecnologia para que a proposta seja possível de ser implantada”, afirma a professora.

Ao final do evento, será realizada uma cerimônia para mostrar os pitchs (apresentação verbal) do Hackathon e uma banca avaliadora decidirá qual a melhor solução proposta. Entre os critérios de avaliação estão: impacto social, inovação, viabilidade técnica e potencial de empreender.

Vila Criativa da Unisanta – Outras atividades culturais serão promovidas, das 14h às 17h, em paralelo ao Hackathon. “O público poderá participar de exposições, oficinas, workshops e exibição de curtas metragens. Também serão promovidos, por autoridades locais, debates através de uma mesa-redonda abordando os principais temas relacionados ao evento”, afirma a também docente de Engenharia, Profa. Dra. Tatiani Sabaris.

Entre as atividades oferecidas até o momento estão o workshop Primeiros passos no mundo cosplay e como esse universo criativo movimenta a economia, a cargo dos alunos da Unisanta, Luiza Cariani e Aguinaldo Junior.

O Laboratório de Inovação Tecnológica da Unisanta, o InovFabLab realizará uma exposição com a Recicladora de filamentos plásticos para impressora 3D. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da instituição realizará a montagem de um Mini Parklet, um espaço de convivência com a utilização de pallets (estrado de madeira ou metal).

O Cineclube Lanterna Mágica fará a exibição de curtas-metragens relacionados ao tema, com jogos e debates após cada sessão.