Como otimizar a aprendizagem em um curso EaD

1109

Ser eficiente nos estudos é um desafio para muitos, inclusive para quem não sabe muito bem como funciona estudar a distância. Apesar de alguns contarem com uma facilidade maior para absorver um novo conteúdo, muitos enfrentam dificuldades em conseguir bons resultados.

Se você se identifica com essa realidade, pode ficar tranquilo, pois preparamos uma lista com dicas práticas para conseguir otimizar a aprendizagem em um curso EaD.

Não subestime o curso

Antes de tudo, tenha em mente que um curso na modalidade EaD não será necessariamente mais fácil do que um presencial. Muitos acabam se enganando ao subestimar um curso a distância dessa maneira. Dessa forma, não se dedicam o suficiente e acabam se dando mal. Estudar a distância exige tanto comprometimento quanto ir às aulas presenciais. Se por um lado não é preciso ir todos os dias ao campus, por outro a disciplina em casa deve ser redobrada para conferir todo material e cumprir os prazos.

Seja organizado

Ser organizado é fundamental para o processo de adequação da rotina. É importante que cada aluno encontre maneiras de organizar os seus dias, semanas e meses se quiser ser mais produtivo. Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja utilizando um gerenciador de tarefas, calendário, uma planilha ou até mesmo uma folha de papel. O ideal é que seja do jeito que mais lhe agrade e que ajude a cumprir suas obrigações. Outra dica é deixar que essa anotação fique em um local de fácil acesso para você consultá-la sempre que precisar.

Crie uma lista de prioridades

Falamos no tópico anterior sobre organização, e vale a pena complementar com esse truque que pode contribuir efetivamente para que você seja mais organizado: crie uma lista de prioridades. Não basta listar o que precisa ser feito, é preciso entender quais obrigações são mais importantes e mais urgentes. Dessa maneira, será possível identificar o que deve ser realizado com certa prioridade e o que pode ser deixado para depois. Obviamente, não existe uma fórmula pronta para criar uma lista como essa, pois cada pessoa pode apresentar prioridades bem distintas. Esse é um aprendizado pessoal e que deve ser estimulado. O melhor caminho é que você comece organizando a sua lista da maneira que achar melhor e, com o tempo, verifique se o método está funcionando.

Monte um cronograma de estudos

Divida o tempo de estudo para cada matéria, separando um período para assistir às aulas e fazer os exercícios. Se possível, tente reservar um horário fixo para estudar, como se você tivesse uma aula marcada. Isso contribui para o condicionamento do corpo e da mente.

Evite perder os prazos

A EaD também exige cumprir prazos, portanto respeitá-los é essencial para evitar que o seu tempo seja desperdiçado. Afinal, esse é um dos bens mais valiosos para quem tem uma rotina corrida e necessita conciliar os estudos com outras atividades. Deixar as coisas sempre para depois é um mal que deve ser evitado ao máximo, até porque ter um monte de tarefas acumuladas só traz desespero, cansaço e outros prejuízos. Sendo assim, procure ter as datas em mente (ou na sua agenda) para conseguir cumprir todos os prazos.

Tire as suas dúvidas

Apesar de o ensino ser a distância, é essencial tirar as dúvidas sobre o conteúdo quando elas surgirem, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma que a UNISANTA disponibiliza aos alunos. Acesse os fóruns de discussão, mande e-mails para o professor ou tutor do curso, converse com os seus colegas na plataforma. Não permaneça com a dúvida na cabeça.

Seja independente

Uma característica dos cursos a distância é que eles proporcionam mais liberdade para o aluno. Isso é bom, só que exige que o aluno seja mais independente para definir o ritmo e a maneira de estudo que mais lhe agrada. Em outras palavras, uma maior autonomia acaba demandando mais organização, disciplina e responsabilidade. Como não há contato diário com a turma ou com os professores, não se prenda a eles para guiar os seus estudos, visto que você precisará fazer muitas coisas por conta própria.

Conheça dos cursos EAD.png

Texto: Tayla Lorrane