Ana é a primeira suplente da vaga olímpica e, devido a uma regra interna do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, a atleta neozelandesa, que conquistou uma das 25 vagas da competição, não será inscrita pelo seu país

Começou nesta segunda, 18/6, uma campanha no Twitter (#AnaMarcelaInLondon2012) para que a Federação Internacional de Natação (Fina) convide a maratonista e atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, para ficar com a última vaga da prova olímpica de maratona aquática, que será disputada esse ano em Londres.

A última seletiva olímpica aconteceu no dia 10/6, na cidade de Setúbal, em Portugal. A prova classificou as 15 melhores atletas para as últimas vagas da competição. Porém, uma regra interna do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, que classificou uma de suas atletas na prova, deixou em aberto a última vaga para tão sonhada olimpíada.

Ana Marcela, que disputou a vaga olímpica, em julho de 2011, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, se classificou em 11º lugar, ficando fora da competição, pois nessa primeira etapa, foram classificadas as 10 melhores atletas. No entanto, a maratonista e sua equipe estiveram a todo momento bem atentos a uma possibilidade de desistência de alguma das atletas, pois sua classificação no mundial, a colocou como a 1ª suplemente de uma vaga.

Ana não participou da seletiva em Portugal, pois o Brasil já havia assegurado uma vaga em Xangai, com a atleta Poliana Okimoto, que conquistou o direito de disputar os Jogos, com o sexto lugar. Como a Fina colocou o limite de 25 atletas por prova, as últimas 15 estavam em jogo em Portugal.

Agora, com a decisão da Nova Zelândia, em não inscrever a sua atleta classificada, apenas 24 atletas estão inscritas na competição olímpica. Segundo a coordenadora do departamento de esportes da Unisanta, Rosa do Carmo, a campanha é digna e pode contar com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro. “É o momento de pleitearmos a participação da líder do ranking mundial de maratonas aquáticas na competição em Londres”, acredita a coordenadora.

Caso a Fina atenda à solicitação do Departamento de Natação da Unisanta, apoiada pelos internautas, será uma decisão inédita para o esporte olímpico. “A Ana Marcela é a melhor atleta atualmente da modalidade. Em Xangai, conquistou o 1º lugar nos 25 km da maratona mundial e acreditamos que a Fina e o Comitê Olímpico Internacional não vão querer perder a oportunidade de manter o alto nível da prova, em Londres”, explica o técnico da equipe da natação da Unisanta, Márcio Latuf.

A atleta está muito agradecida pela campanha e garante, que se der certo, vai lutar pela medalha. “Agradeço de coração pela campanha, meu twitter não pára. Não imaginava que algo assim pudesse acontecer! E tem uma coisa: se eu chegar a Londres podem apostar, darei meu sangue por uma medalha, estou super bem treinada e pronta prá brigar pelo pódio”, afirma Ana emocionada.

Entenda a decisão do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, nas matérias:

Blog do Coach

Blog da Swim Brasil