Acordo irá impulsionar pesquisas portuárias e de petróleo e gás

O jornal A Tribuna desta terça-feira (19) noticiou, no Caderno Porto & Mar, página C-6, a recente parceria entre a Unisanta e a Marinha do Brasil, que se oficializará nesta sexta-feira (22). O acordo permitirá uma troca maior de experiências entre os pesquisadores e o compartilhamento dos bancos das entidades.

A reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), doutora Silvia Teixeira Penteado, ressaltou ao jornal a importância do convênio. “A parceria tem uma finalidade social e econômica. A intenção é ampliar os trabalhos que já existem entre a Marinha e a Universidade. Será mais uma forma de otimizar as pesquisas no Brasil”.

O acordo de cooperação prevê a realização de projetos como a análise dos sedimentos encontrados no canal do estuário e a produção de tintas para pintura naval que não contaminem o meio ambiente.

O professor-doutor em Ecologia, Fabio Giordano, exemplificou as ações da parceria. “Faremos ainda o monitoramento da área portuária. Poderemos fazer pesquisas sobre compostos utilizados para pintura de navios, com substâncias químicas para evitar a incrustação de organismos marinhos nos cascos de embarcações, preservando o meio ambiente”.