O curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foi vencedor nas categorias Jornal Digital e Revista Impressa na Exposição da Pesquisa Experimental de Comunicação (Expocom), realizada domingo, dia 2 de setembro, durante o 30º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Online UNISANTA – Na categoria Jornal Digital, o Unisanta Online (www.online.unisanta.br), produzido por alunos do 5º e 6º semestres de Jornalismo, conquistou a 1ª colocação. Pela sexta vez o Online é premiado no Intercom. O jornal eletrônico obteve o 1º lugar em 2007 e 1998; a 2ª colocação em 2005, 2003 e 1999 e o 3º lugar em 2002. O jornal laboratório-digital é feito aos sábados, por alunos de Jornalismo, orientados pelo coordenador geral, prof. Darrell Champlin, o coordenador técnico, Alexandre Sobrino, e os docentes Eduardo Cavalcanti, Daniela Aragão e Armando Pereira Filho. O aluno Renato Silvestre recebeu o certificado e a medalha, representando a equipe. No ar há 14 anos, o Online UNISANTA tem como diferenciais sua periodicidade e continuidade. Entre as inovações na área tecnológica, o jornal oferece aos leitores o UNISANTA Online Wap, o feed RSS e o Online Podcast. O feed RSS do Online UNISANTA e o do jornal Folha de S. Paulo são os únicos citados pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT). Os dados, auditados pela Tracking Extreme, aparecem na seção Agregador de Notícias, no site da ABT. O RSS do UNISANTA Online pode ser acessado por meio de programas específicos, os chamados “leitores RSS”. O leitor pode cadastrar-se para receber as manchetes da mais recente edição do jornal, tão logo sejam publicadas, e pode lê-las através do próprio programa, isto é, sem precisar abrir a página com a matéria em seu navegador. Durante o 30º Intercom, o jornal realizou uma ampla cobertura do evento com textos e material multimídia produzidos por alunos da UNISANTA e colaboradores da UniSantos e Unimonte. Revista Mídia Social – Na modalidade Revista Impressa, as ex-alunas Michelle Barreto e Bianca Pyl foram as vencedoras com a revista Mídia Social, que tem como tema o engajamento social no Jornalismo. A revista foi apresentada na Universidade como Trabalho de Conclusão de Curso em 2006. O professor Eduardo Cavalcanti foi o orientador das jornalistas. Nesta edição do congresso, todos os trabalhos passaram por uma eliminação regional que classificou os melhores para a premiação nacional. Com o tema Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, o 30º Intercom foi realizado nas dependências da UNISANTA, UniSantos e Unimonte, com debates, oficinas e mostras promovidas de 29 de agosto a 2 de setembro. Participaram do evento mais de 3.800 inscritos, entre convidados nacionais e internacionais, estudantes de graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área.