Em maio de 2006, na piscina do EC Pinheiros, a realização do Troféu José Finkel fazia prever uma competição fraca e sem atrativos. A disputa, entretanto, apresentou um nível foi bem acima do esperado. Foram registrados cinco recordes sul-americanos e treze de campeonato.

Neste ano, quando a competição chega pela primeira vez à Florianópolis, a 36ª. edição do Troféu José Finkel, é vista inicialmente com ressalvas, em função de alguns aspectos: os maiores nomes vêm de disputas fortes e extenuantes, como os Jogos Pan-Americanos e Mundial Universitário, e ausência de alguns dos destaques já anunciados, como a recordista mundial Therese Alshammar, e a nadadora pan-americana Daiane Dias, bronze nos 200 borboleta.

Mas para técnicos a nadadores, o Troféu José Finkel, como etapa qualificatória – vale índice – para os Jogos Olímpicos Pequim 2008, pode surpreender. Kaio Márcio de Almeida, da UNISANTA e um dos destaques do Pan Rio 2007, foi o principal nome da competição em 2006, por seu desempenho nos 200 metros nado borboleta – melhor índice técnico -, e está de volta à disputa, com chances de mais um grande desempenho.

Outros integrantes da elite da natação brasileira, como o super pan-americano (oito medalhas, sendo seis de ouro), Thiago Pereira, Rebeca Gusmão, César Cielo Filho e Flávia Delaroli estão inscritos.

HISTÓRIA – O Troféu José Finkel começou a ser disputado na região Sul, mais precisamente no Paraná, no início da década de 70, a partir da homenagem à memória de um nadador paranaense. Com o crescimento da competição, o Finkel se mudou para São Paulo e Rio de Janeiro. A última vez que a competição foi disputada fora deste eixo, foi em 1992 em Londrina quando o EC Pinheiros conquistou o título.

Antes de Florianópolis, Santos, em 12 oportunidades, Curitiba em 10; São Paulo, sete, Rio de Janeiro cinco, e Londrina uma vez foram as sedes do Troféu José Finkel. Em 2003, a UNISANTA, foi a primeira instituição de ensino do País a abrigá-lo.

O Finkel 2007 é seletivo para os Jogos Olímpicos de 2008 e será realizado em piscina de 50 metros. Esta será a 6a vez em 36 anos de Finkel que a disputa é em piscina longa.

O primeiro Finkel em piscina de 50 metros foi no Rio em 1991 com vitória do Minas Tênis Clube. Depois 1999 e 2000 novamente no Parque Aquático Julio Delamare no Rio, com vitórias do Vasco da gama. Em 2003, a piscina da UNISANTA serviu de palco para a vitória do EC Pinheiros. E, em 2006, na piscina do Pinheiros com vitória do time da casa.

O Flamengo é grande vencedor do Troféu José, com 12 títulos conquistados. O ECPinheiros vem em segundo com nove sendo o atual tetracampeão. O Minas Tênis Clube tem cinco conquistas, Botafogo quatro, Vasco duas, Fluminense e Hebraica uma cada um.

Em 2006, a UNISANTA teve como destaques a argentina Georgina Bardach – ausente nesta temporada 2007, depois de oito participações consecutivas – dona do melhor índice técnico, por conta do desempenho nos 400 metros medley, além da quebra de recorde sul-americano e argentino nos 200m costas, com 2m17s33.

Ainda pela UNISANTA, o nadador pan-americano Felipe May Araújo registrou recorde de campeonato nos 800 metros nado livre, com o tempo de 8m10s72.