A aluna de jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, medalha de ouro nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, iniciou nesta segunda-feira (03), na Arena Olímpica do Ibirapuera, em São Paulo (SP), a última fase de preparação para o Campeonato Mundial de Judô, que ocorre no Rio de Janeiro, de 13 a 16 deste mês setembro.

Ao lado de mais 14 integrantes das seleções brasileiras feminina e masculina, Danielle seguirá treinando em São Paulo, até o dia 11, quando embarca para a disputa do Mundial.

Na Arena Olímpica, o trabalho será tático, voltado para os possíveis adversários no Mundial. As atividades pretendem potencializar a velocidade dos atletas e a pegada. “Esta reta final de treinos é de polimento e muito estudo de luta”, explica Luiz Shinohara, técnico da equipe masculina.

Na equipe feminina não será diferente. Após o sucesso nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando todas as judocas medalharam, a técnica Rosicléia Campos também fará treinos táticos para preparar as atletas contra o maior número de estilos de judô.

”A participação nas etapas de copas do mundo deste ano foi fundamental para ganharmos ainda mais conhecimento sobre possíveis adversárias no Mundial. Algumas, inclusive, conhecemos muito bem e podemos fazer um treinamento específico. Outro ponto importante nessa preparação é treinar o maior número de estilos de judô. No Mundial, temos que estar preparadas para qualquer tipo de combate”, diz Rosicléia Campos.

Além de Danielle Zangrando, na categoria -57, o Brasil será representado no Campeonato Mundial por Daniela Polzin (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielli Yuri (-63kg), Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg e absoluto), Alexandre Lee (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Carlos Honorato (-90kg), Luciano Correa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg) e Daniel Hernandes (absoluto).