O canal de TV com a maior programação Regional, com mais de 50 programas produzidos na Baixada Santista, agora também poderá ser assistido em alta definição. A Santa Cecília TV lançou, dia 8/12, seu sistema de TV digital, como parte das comemorações dos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília.

A nova tecnologia proporcionará aos telespectadores qualidade superior de som e imagem, maior campo visual e profundidade. Com o novo sinal, o público também poderá assistir, sem custo algum, a Santa Cecília TV em aparelhos portáteis e em movimento, como: celulares, GPS ou DVD automotivo com receptor digital.

“Uma janela para o mundo”. É assim que coordenador de operações da Santa Cecília TV, Cesar Sisti, classifica a TV em alta definição. “A HDTV aumenta aproximadamente em quatro vezes a qualidade da imagem, passando de 480i (720×480 linhas – TV convencional) para 1080i (1920×1080 linhas – TV digital). Uma imagem bem captada vista através da TV digital causa a sensação de mais realismo do que vista pessoalmente”. Outra característica da HDTV são imagens completamente nítidas e sem chuviscos.

Sisti completa ainda que o padrão adotado no Brasil, diferentemente dos padrões americano e europeu, permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis e móveis, sem tarifação, mantendo as características da televisão brasileira: aberta e gratuita. “O Brasil adotou e melhorou o padrão japonês, esta tecnologia nipo-brasileira já foi adotada por nove países da América do Sul e dois da América Central”.

Para que o novo sinal digital chegue à casa dos telespectadores não será preciso investir em um novo televisor de alta definição. Aparelhos analógicos podem receber o sinal por meio de um decodificador, também conhecido como conversor digital. O equipamento pode ser encontrado facilmente em lojas da região.

Investimento – A Santa Cecília TV foi a primeira emissora educativa do País a implantar o Sistema HD e a segunda da Baixada Santista, se considerarmos também as emissoras comerciais. Os equipamentos são todos novos: quatro ilhas de edição, dois switchers cinco câmeras, além de microfones especiais, dois controles master, computadores para armazenamento, entre outros.

Como sintonizar – Atualmente a Santa Cecília pode ser sintonizada pelo Canal 13 (NET), site http://www.santaceciliatv.com.br/(transmissão ao vivo), canal 52 UHF (analógico) e 51 UHF (digital). Em breve também pela NETHD.