Marcelo Teixeira, Diretor-Presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas e Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), acaba de ser eleito membro da Academia Santista de Letras, por maioria absoluta de votos, para ocupar a cadeira de Gastão Bousquet. A outorga será concedida dia 15 de dezembro, às 9 horas, na Sociedade Humanitária de Santos.

É autor do livro Revolution 9, biografia da nadadora santista Renata Agondi, morta enquanto tentava a travessia do Canal do Mancha, em 1988. Seu livro inspirou o videodocumentário Renata, lançado em 2002, em parceria da Unisanta e TV Cultura, sob a direção de Rudá de Andrade.

Marcelo Teixeira tem se dedicado ao estímulo do esporte e à educação de jovens e crianças. Formado em Administração de Empresas e Direito, fundou o Memorial das Conquistas, um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade de Santos.

É membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e Esporte e presidente da Comissão Organizadora da Travessia Oceânica Renata Agondi e dos Jogos da Unisanta, maior competição universitária das Américas e da Travessia Oceânica Renata Agondi.

Foi o presidente mais jovem da história do futebol brasileiro a dirigir um grande clube, o Santos FC, aos 27 anos de idade. Ocupou esse cargo de 1991 a 1993 e de 1999 a 2009. Entre os títulos e troféus recebidos, destacam-se os de Cidadão Emérito de Santos, Cidadão Emérito de Guarujá, Cidadão Vicentino, o Troféu Cidade de Santos, o título de Personalidade do Ano de Santos (1998 e 2000), o troféu Ernani Franco e a Medalha Amigo da Marinha, entre outras condecorações.